Frente fria intensifica a chuva no centro-sul do pais
Instabilidades aumentam a chuva na Região Sul, em Mato Grosso do Sul e em São Paulo
Após um início de semana com tempo tranquilo e firme na maior parte do Sul do Brasil, uma frente fria e um sistema de baixa pressão sobre o continente voltam a provocar temporais no final da semana.
Nesta quarta-feira (12), o tempo ainda segue ensolarado e sem previsão de chuva em Santa Catarina e no Paraná, assim como no norte do Rio Grande do Sul. Mas as pancadas de chuva já começam a avançar por todo o centro-sul gaúcho no decorrer da tarde, podendo vir com até forte intensidade e acompanhadas de raios.
Foto: Getty Images
Chuva aumenta em Santa Catarina e no Paraná
Na quinta-feira (13), uma área de baixa pressão localizada sobre o Paraguai e a Argentina, influência no aumento da chuva nos estados sulistas. O tempo continua aberto e sem chuva apenas no leste do Paraná e no centro-norte de Santa Catarina. Em Florianópolis (SC), no oeste catarinense e do Paraná, e também no norte gaúcho e na região serrana, há previsão de pancadas de chuva com até forte intensidade no período da tarde. Há risco de raios.
No restante das áreas do Rio Grande do Sul, incluindo a Região Metropolitana de Porto Alegre, o dia será de sol entre nuvens, variando entre períodos de chuva, com os maiores volumes esperados para o oeste e região da Campanha gaúcha.
Frente fria muda o tempo em SP e MS
A chuva toma conta de todo o Sul do Brasil na sexta-feira (14) e ganha força no Mato Grosso do Sul e no estado de São Paulo. No sul e no oeste do Rio Grande do Sul, há possibilidade de chuviscos ao longo do dia, mas a chuva mais forte e intensa se concentra no centro-norte gaúcho. O dia fica chuvoso nestas áreas, com chances de acumulados mais significativos na Região Metropolitana do estado.
O avanço do sistema de baixa pressão sobre o continente causa chuva forte e persistente em áreas de Santa Catarina, no Paraná, no centro-sul de Mato Grosso do Sul e no sul e oeste de São Paulo. O destaque fica sobre o oeste paranaense e sudoeste paulista, onde são esperados os maiores volumes de precipitação.
O norte de Mato Grosso do Sul e todo o centro-norte de São Paulo terão condições de pancadas de chuva acontecendo de forma moderada a forte entre a tarde e a noite. No noroeste paulista e nas áreas centrais de São Paulo, a chuva já pode ocorrer a partir do período da manhã.