Frio em SP: como será o Inverno 2023 no estado?
Em ano de El Niño, temperaturas devem ficar maior que a média do Inverno, mas algumas frentes frias estão previstas para julho
O Inverno 2023 começou no Brasil às 11h58 (horário de Brasília) do dia 21 de junho. Neste ano, a estação terá a influência do fenômeno chamado El Niño, que um dos seus efeitos é deixar a atmosfera mais quente. Sendo assim, o Inverno não deve ser rigoroso.
No Estado de São Paulo, o frio característico do Inverno chegou um pouco antes. Em maio, por exemplo, os termômetros já marcaram baixas temperaturas. Mas, segundo o Climatempo, as ondas de frio que devem atingir o Estado durante a estação devem ter curta duração.
A seguir, saiba mais como será o Inverno 2023 em São Paulo e até quando vai o frio no Estado.
Inverno 2023 em São Paulo
Com a influência do El Niño, a média das temperaturas deve ficar um pouco acima do normal em todos os meses do Inverno em São Paulo, mas é esperado alguns picos de frio no mês de julho e agosto.
O El Niño é caracterizado pelo oceano Pacífico Equatorial mais quente do que o normal e esse calor é transferido para a atmosfera, o que causa mudanças na circulação dos ventos e padrão de temperatura, por exemplo. Portanto, é esse fenômeno que vai dificultar a entrada do ar frio no País, mas os efeitos do El Niño devem ser mais fortes somente no fim da estação.
No Estado de São Paulo, em julho, as temperaturas tendem a ficar dentro a acima da média, conforme o Climatempo. Para o mês, porém, são esperadas duas frentes frias principais, que provocarão chuvas, mas dentro da normalidade.
Em agosto, a média das temperaturas também devem ficar dentro a acima do normal na maioria das regiões do Estado de São Paulo. Embora o mês geralmente seja o mais seco, neste ano é esperado que chova um pouco acima do normal.
Segundo o Climatempo, as ondas de frio nesses dois meses podem registrar temperaturas um pouco abaixo dos 10°C em várias áreas de São Paulo.
Já em setembro, o norte do Estado deverá ter calor acima do normal. As demais localidades, por sua vez, terão temperaturas dentro a acima do normal. O mês também deve ter chuva um pouco acima da média, com possibilidade de temporais.
Até quando vai o frio em São Paulo?
Em São Paulo, a previsão é de que, em julho e agosto, tenha alguns picos de frio, mas que duram poucos dias. A partir de setembro, a expectativa é que ondas de calor já atinjam o Brasil e o Estado registre temperaturas mais quentes do que o normal para a estação.
Vale lembrar que o Inverno 2023 vai até as 3h50 (horário de Brasília) do dia 23 de setembro, quando começa a Primavera.
Frente fria em São Paulo
Durante o mês de julho, são esperadas duas frentes frias principais em São Paulo. Esses períodos devem ser marcados por alguma precipitação, mas a expectativa é de que o volume de chuva fique dentro da normalidade, de acordo com o Climatempo.
Outras frentes frias também podem passar pelo Estado no período, mas sem grandes impactos.