Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Geada, chuvarada e granizo tem sido destaques na primavera 2022

A quinta-feira (17) começou com 0ºC em Santa Catarina e os mais de 100 milímetros de chuva deixaram produtores ilhados no sul da Bahia.

17 nov 2022 - 09h41
(atualizado às 12h43)
Compartilhar
Exibir comentários

Foto: Getty Images.

A quinta-feira (17) começou gelada nas serras do Sul, com 0°C em pleno meio de novembro. Por causa do tempo aberto durante a madrugada, é possível que tenha ocorrido geada. Até ontem foram confirmados 136 dias com ocorrência de geada este ano na Serra Catarinense. Na sexta-feira (18) o fenômeno pode ocorrer novamente. A partir de sábado (19), a chance será menor.

Foto: Climatempo

Primavera no Jardim Botânico de Curitiba-PR. Foto: Getty Images. 

A chuva também foi destaque

Além do frio, a chuva foi destaque mais uma vez no norte de Minas Gerais, no Espírito Santo e na Bahia. Cidades destes estados registram entre 80 e 100 milímetros nas últimas 24 horas. Produtores do sul da Bahia relataram dificuldade em acessar o campo, devido a grande quantidade de água em um curto período de tempo. Em Minas e no Distrito Federal houve relatos de granizo na quarta-feira.

O alerta de temporais continua

Nos próximos dias ainda teremos a atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) que é a principal responsável por toda essa chuva entre o Sudeste, Centro-Oeste e sul da Bahia, porém, posicionada mais a norte, atingindo também áreas do interior da Bahia, o Espírito Santo e o norte de Minas. Até o dia 22 de novembro os volumes devem passar de 70 milímetros, inclusive em áreas do MATOPIBA. Chove também em Goiás e em Mato Grosso, mas com menores acumulados, porém com possibilidade de granizo, por causa das temperaturas elevadas na região.

Foto: Climatempo

Previsão de chuva no Brasil entre 18 e 22 de novembro. 

No centro-sul do Brasil, o ar seco predomina neste primeiro período e os termômetros podem chegar aos 40°C em Mato Grosso do Sul. A partir de domingo (20) volta a chover, com baixos acumulados, mas com risco de temporais localizados.

Entre os dias 23 e 27 de novembro, a chuva se concentra especialmente no Sudeste, com previsão de mais de 50 milímetros em Minas Gerais, no Espírito Santo e em alguns pontos de estado de São Paulo, como Vale do Paraíba e região da Mogiana. Em Goiás, no MATOPIBA e nas demais áreas da Região Norte, os volumes também devem ser elevados neste período. No Centro-Oeste e no Sul, também há previsão de chuva, mas as pancadas serão muito irregulares e com volumes baixos.

Foto: Climatempo

Previsão de chuva no Brasil entre 23 e 27 de novembro. 

O tempo e o campo

No Rio Grande do Sul, o tempo firme, ou com pouca chuva nos próximos dias favorece o trabalho de colheita do trigo, que avançou nesta semana e mexeu com os preços do grão. O CEPEA aponta que houve queda no mercado brasileiro. 

Em São Paulo o CEPEA, destaca também a cana-de-açúcar. As usinas estão limitando a oferta de açúcar cristal no mercado a moagem deve encerrar ainda este mês de novembro. Já segundo a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), a operação de colheita foi prejudicada pelo excesso de chuva no Paraná, em Mato Grosso do Sul e em São Paulo, e esse cenário vai atrapalhar o cronograma de encerramento das unidades produtoras. 

O excesso de chuva e até granizo atingiram também áreas produtoras de café, tanto arábica quanto conilon nos últimos dias. É o terceiro ano que a safra de café sofre por influências do clima.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade