Muita chuva e situação de alerta na Região Sudeste
Instabilidades aumentam as condições de chuva na Região Sudeste
Uma frente fria se afasta em alto mar ao longo da costa do Sudeste do Brasil, mas ainda há formação de muitas áreas de instabilidade na Região, aumentando as condições de chuva nesta terça-feira (07).
O tempo segue ensolarado apenas no norte de Minas Gerais e do Espírito Santo. Nas demais localidades, o sol aparece entre bastante variação de nebulosidade e há previsão de pancadas de chuva com raios a partir da tarde. No Rio de Janeiro, sul de Minas, Zona da Mata mineira e norte de São Paulo, a chuva pode ser mais intensa e acumular volumes consideráveis de precipitação. Há risco de alagamentos, inundações e deslizamentos de terra.
Foto: Getty Images
Na quarta-feira (08) a situação permanece muito perigosa no Sudeste do país. A atuação de um cavado meteorológico e o tempo abafado reforçam as instabilidades, sobretudo nas áreas entre o Rio de Janeiro e a Zona da Mata de Minas Gerais. Muita que já amanhecem com muita nebulosidade. Em Belo Horizonte a expectativa é de pancadas de chuva já no decorrer da manhã. Vale ressaltar que os temporais aumentam o potencial para transtornos devido à frequência e intensidade da chuva.
Na Grande São Paulo o dia também começa com grande quantidade de nuvens e há chance de pancadas de chuva localmente fortes em algumas áreas. O Norte mineiro e capixaba tem um período mais tranquilo, com pouca ou nenhuma chuva, já no centro-sul do Espírito Santo, as pancadas também seguem previstas e com forte intensidade, principalmente nas áreas próximas ao Rio de Janeiro.
Até o sábado (11), as condições do tempo seguem basicamente iguais, com maior intensidade da chuva nas áreas mais ao sul da Região Sudeste e com uma situação mais tranquila no norte de Minas e do Espírito Santo.