Muito cuidado! Porto Alegre emite novo alerta de temporal com duração de 48h
Todas as 23 Estações de Bombeamento de Águas Pluviais (Ebaps) estão em funcionamento. As unidades consideradas mais críticas têm geradores prontos para entrar em operação.
A Defesa Civil Municipal emitiu alerta para chuvas intensas, com possibilidade de temporais isolados e rajadas de vento, com vigência das 12h desta quarta-feira, 25, até as 12h de sexta-feira, 27. No período, Porto Alegre poderá registrar entre 50mm e 100 mm por dia de chuva, e o vento atingir até 80 km/h.
O alerta segue previsão da Sala de Situação da Sema/RS e também do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Na terça-feira, 25, o prefeito e o vice-prefeito reuniram as secretarias e órgãos de ponta para mobilizar as equipes devido ao novo episódio de chuva forte que poderá atingir a cidade.
Água e drenagem - O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) atua na prevenção, com equipes percorrendo as vias que registraram alagamentos nas últimas tempestades. A operação, que inclui a limpeza da rede, visa a restabelecer o funcionamento adequado dos canos que levam a água da chuva às casas de bomba, reduzindo a chance de novas obstruções.
Todas as 23 Estações de Bombeamento de Águas Pluviais (Ebaps) estão em funcionamento. As unidades consideradas mais críticas têm geradores prontos para entrar em operação.
O Centro de Controle Operacional (CCO) do Dmae será reforçado por representante da CEEE Equatorial, com o objetivo de agilizar o restabelecimento dos serviços em caso de oscilação da rede de energia elétrica.
Agentes da Defesa Civil também irão alertar comunidades que vivem em áreas de risco ou próximas a arroios ou encostas.
Emergências - Em caso de auxílio, ligar para a Defesa Civil (199), Corpo de Bombeiros (193), EPTC (118) ou prefeitura via 156.
Com a informação PMPA.