Novo recorde de calor em Belo Horizonte e chuva à vista
Recorde de calor poderá ocorrer nesta quarta, mas tem previsão de chuva para os próximos dias. A última chuva na capital mineira foi entre 18 e 19 de abril.
A tarde desta terça-feira, 8 de outubro, foi a mais quente de 2024 até agora. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 36,1° de temperatura, às 15 horas, na estação meteorológica de Santo Agostinho, na região central de Belo Horizonte. O clima de Belo Horizonte é monitorado neste local desde 1910.
A temperatura máxima oficial em Belo Horizonte do dia 8 de outubro será conhecida após às 21 horas e poderá ser alguns décimos maior do que o valor líquido às 15 horas. O recorde de calor anterior na capital mineira em 2024 era de 35,2 graus, no dia 3 de outubro.
Nas ondas de calor de 2023, a estação meteorológica de Santo Agostinho registrou 37,5°C em 25 de setembro e 37,3°C em 13 de novembro.
Chuva à vista para Belo Horizonte, após recorde de calor (Foto: Getty Image)
Chuva à vista
Um novo recorde de calor poderá ocorrer nesta quarta-feira, com previsão de temperatura máxima de 36°C, mas a Climatempo também está prevendo pancadas de chuva para tarde e noite desta quarta-feira. Durante a quinta-feira e até pelo menos o próximo domingo, Belo Horizonte terá muitas nuvens e várias pancadas de chuva, o que vai reduzir o calor. Entre a quinta-feira e o domingo os termômetros não devem superar os 30 graus na capital Mineira.
A última chuva forte que aconteceu em Belo Horizonte, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, foi entre os dias 18 e 19 de abril, quando choveu cerca de 50 mm.