Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Novos temporais deixam o Rio Grande do Sul em alerta

A situação volta a ser extremamente PERIGOSA no estado com este novo período de chuva frequente, com alto potencial de transtornos

11 set 2023 - 11h08
Compartilhar
Exibir comentários

Esta semana ainda começa com tempo aberto no Rio Grande do Su, com temperaturas em elevação nesta segunda-feira (11). A maior parte do estado terá um dia quente. Algumas localidades (sobretudo a grande Porto Alegre e áreas do norte e do noroeste do estado), terão temperatura acima dos 30°C.

Este calor está associado a uma condição pré-frontal (o que antecede a chegada de uma frente fria, com ventos quentes, predominantes do quadrante norte).

Mas, já tem indicativo de nuvens de chuva avançando sobre o Uruguai; até o final da manhã, pancadas de chuva já podem começar a acontecer também pelo extremo sul gaúcho e a região de Uruguaiana. Este será o início de um novo período de temporais pelo Rio Grande do Sul.

Ainda nesta segunda, à medida que a nova frente fria avança, as pancadas de chuva atingem a Campanha Gaúcha e as demais áreas do sul gaúcho a partir da tarde. No fim da tarde, volta a chover sobre à região central e ao noroeste do estado e, ao longo da noite, as pancadas de chuva alcançam para a grande Porto Alegre. Grandes temporais são esperados hoje, especialmente nas localidades próximas com o Uruguai. Além da chuva intensa, há risco de granizo e também de ventania.

Novos temporais deixam o Rio Grande do Sul em alerta

Na terça-feira (12), antes da frente fria se afastar em alto-mar, ela contribui para espalhar mais a instabilidade pelo Rio Grande do Sul, além disso, terá o reforço de outros fatores como: fluxo constante de umidade em níveis baixos da atmosfera, o deslocamento de uma baixa pressão no Paraguai e um grande cavado meteorológico em níveis médios sobre a Argentina. ATENÇÃO: TODOS ESSES FATORES SÃO FONTES PROPÍCIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE NUVENS CARREGADAS.

Foto: Climatempo

Foto: Getty Images

Grande parte do Rio Grande do Sul terá chuva desde cedo nesta terça-feira. Somente na Serra e no norte gaúcho, é que as pancadas de chuva acontecem a partir da tarde.

Entre o sul, o centro e o oeste do estado, é onde há previsão para a maior concentração da chuva, sendo frequente e por vezes intensa, acarretando em grandes acumulados até o fim do dia.

Na quarta-feira (13), a área de baixa pressão que atuava sobre o Paraguai se desloca sobre o estado, alcançando o oceano durante a noite. Ao longo da noite, este sistema se desenvolve como um novo ciclone extratropical e uma nova frente fria. O dia será marcado por chuva em todo o Rio Grande do Sul. Pela manhã a chuva será intensa entre o sul gaúcho, a Campanha e o noroeste do estado e torna-se intensa entre a tarde e a noite sobre a Grande Porto Alegre, a região dos Vales, a Serra e o norte gaúcho. Há também previsão de ventos fortes para todo o estado.

Na quinta-feira (14), o ciclone extratropical se intensifica sobre o oceano, mas os ventos associados à ele terão impactos pelo Rio Grande do Sul, sendo mais intensos especialmente pela faixa litorânea. Além disso, esta circulação de ventos em níveis médios da atmosfera contribui para mais chuva na maior parte do estado. Neste dia, a chuva mais forte, se concentra por áreas do leste e do nordeste do estado.

A situação volta a ser extremamente PERIGOSA no Rio Grande do Sul para este novo período de chuva frequente com alto potencial de temporais.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade