Script = https://s1.trrsf.com/update-1723493285/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ondas de ar polar congelam o Rio Grande do Sul

Porto Alegre registrou recorde de frio nesta segunda-feira, mas marca pode ser superada até quarta-feira

9 jul 2024 - 09h26
Compartilhar
Exibir comentários

Uma massa de ar polar de proporções épicas se instalou sobre o sul do Brasil, trazendo consigo um frio de gelar a alma. O Rio Grande do Sul não escapou dessa onda gélida, com temperaturas despencando e a sensação térmica ainda mais baixa.

Foto: Alex Rocha/PMPA / Porto Alegre 24 horas

O centro-sul do estado será particularmente afetado, com geada forte prevista para a região. Já na Serra Gaúcha, a combinação de frio intenso e ar úmido cria condições propícias para a formação de chuva congelada e, possivelmente, neve. A chance de neve é menor, mas ainda assim existe a possibilidade de presenciarmos esse fenômeno no estado.

A tarde de segunda-feira (8) foi a mais fria do ano em Porto Alegre até o momento, com termômetros marcando apenas 11,8°C. Esse recorde pode ser superado nesta terça ou quarta-feira, com previsões indicando temperaturas entre 6°C e 12°C para terça e entre 9°C e 11°C para quarta.

O frio intenso não se limita à Serra Gaúcha e à Grande Porto Alegre. De acordo com o Climatempo, todo o Rio Grande do Sul sentirá os efeitos da onda polar, com temperaturas abaixo de 0°C em muitas regiões do centro, sul e oeste/sudoeste. O risco de geada forte é alto nessas áreas, inclusive com possibilidade de bater o recorde de menor temperatura do ano no estado, que atualmente é de -4,9°C em São José dos Ausentes.

Além da geada e da possibilidade de neve, outro fenômeno que pode ser observado no estado é o nevoeiro, especialmente nas áreas mais frias. Nas regiões mais elevadas da Serra Gaúcha, a combinação de frio e umidade também pode ocasionar a formação de chuva congelada, que consiste em pequenos grãos de gelo que caem do céu.

A partir de quarta-feira, uma nova frente fria se aproxima do estado, aumentando a nebulosidade e trazendo novas chances de chuva. A precipitação deve ser mais frequente na Serra Gaúcha, na Grande Porto Alegre e no litoral norte, com risco de chuva forte em alguns momentos. Pancadas de chuva também podem ocorrer no planalto, enquanto chuvisco é esperado na região de Santa Maria. Geada ainda é prevista para o amanhecer no sudoeste e na Campanha.

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade