Pancadas de chuva no Sudeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil
Ar seco e sol predominam no Sul e no Nordeste. Frene fria passa pelo Rio de Janeiro.
Uma frente fria se afasta do Brasil, na altura do Rio de Janeiro, mas deixa áreas de instabilidade sobre parte do interior do Sudeste.
O ar úmido e quente está espalhado sobre muitas áreas do Centro-Oeste e do Norte do Brasil e nuvens carregadas se formam sobre diversas áreas dessas regiões. Estas nuvens provocam pancadas de chuva moderadas a fortes.
Uma massa de ar frio de origem polar se afasta do Brasil, na costa da Região Sul, mas ainda influencia esta região inibindo a formação de instabilidade.
O ar seco predomina sobre o Nordeste e poucas nuvens se formam sobre esta Região.
Sol e pancadas de chuva no Sudeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil (Foto: Getty Images)
Previsão do tempo para o Brasil para 10/10/2023 -terça-feira
Região Sul
O Sul do Brasil ainda sente a influência de uma massa de ar frio de origem polar, que está na costa da Região. O ar frio inibe a formação de grandes nuvens e a ocorrência de chuva. Por isso, quase toda a Região Sul do Brasil tem uma terça-feira com bastante sol e pouca nebulosidade.
O vento marítimo causado por esta massa de ar frio espalha muita umidade pelo leste de Santa Catarina e do Paraná. Nessas regiões, incluindo o Vale do Itajaí, a região de Florianópolis e o litoral do Paraná, chove a qualquer hora, com fraca intensidade, mas o sol aparece de vez em quando.
Por causa dessa infiltração marítima, Curitiba ainda tem muitas nuvens e pode chuviscar pela manhã.
Atenção: uma nova frente fria avança pelo Sul do Brasil nesta próxima quarta-feira e o tempo volta a ficar instável, com risco de chuva forte nos três estados, mas principalmente sobre o Rio Grande do Sul. Na quinta-feira, feriado do dia 12 de outubro, o risco de chuva forte e volumosa aumenta também sobre o Paraná e Santa Catarina
Região Sudeste
Uma frente fria está se afastando no oceano, na altura do litoral do Rio de Janeiro, mas deixa áreas de instabilidade sobre muitas áreas da Região Sudeste.
No litoral de São Paulo, em todo o estado do Rio de Janeiro, na zona da mata mineira e no sul do Espírito Santo, incluindo o Rio de Janeiro, o sol pode aparecer de vez em quando, mas há condições para chuva a qualquer hora, com fraca moderada intensidade. A temperatura fica amena.
No centro, oeste, sul e leste de Minas Gerais e no centro-norte do Espírito Santo, esta terça-feira é com sol, calor e aumento da nebulosidade durante o dia, com pancadas de chuva à tarde e à noite.
Há risco de chuva moderada a forte no centro-oeste mineiro (inclui BH e Vitória).
No norte e nordeste de São Paulo, o sol aparece o dia todo e podem ocorrer pancadas de chuva com raios à tarde e no começo da noite, mas em pequenas áreas e não há risco de temporal. A Grande São Paulo tem céu nublado de manhã, períodos com sol à tarde e previsão de chuva fraca.
Sol forte e calor no norte de Minas Gerais.
Região Centro-Oeste
O ar seco de origem polar que passou sobre o Mato Grosso do Sul ainda deixa o tempo firme no oeste e no sul do estado. O sol predomina e não chove e já faz calor. Em Campo Grande e nas demais áreas deste estado, o sol aparece forte, mas há possibilidade de pancadas de chuva e raios à tarde.
Dia quente e seco na fronteira de Mato Grosso com a Bolívia. O ar quente e úmido predomina em Goiás, no restante de Mato Grosso e no Distrito Federal permitindo a formação de carregadas nestas áreas.
O sol aparece na maior parte do dia, as nuvens se formam e provocam pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. Algumas pancadas podem ter moderada a forte intensidade.
Região Nordeste
O ar seco ainda predomina sobre o interior do Nordeste e dificulta a formação de nebulosidade e a ocorrência de chuva sobre a maior parte da Região.
As pancadas de chuva passageiras ocorrem ao longo da faixa litorânea, desde o litoral do Maranhão e o litoral sul da Bahia, mas o sol aparece o dia todo. Pode chover de forma moderada na região de Ilhéus (BA)
Nas demais áreas pelo interior do Nordeste, o sol aparece forte o dia todo e com poucas nuvens. Temperaturas em torno dos 40°C podem ocorrer no interior do Maranhão e do Piauí.
Teresina deve ser a capital mais quente do país.
Região Norte
O ar quente úmido que está sobre o Norte do Brasil estimula a formação de nuvens carregadas por quase toda a Região. Faz muito calor em todos os estados, com temperaturas entre 35°C e quase 39°C.
No Amapá, em Roraima, no norte e nordeste do Pará, o sol predomina e não chove.
Nas demais regiões do Pará e no Tocantins, o sol aparece forte e ocorrem pancadas de chuva e raios à tarde e à noite, mas de forma isolada, e não há expectativa de chuva forte.
No Acre, em Rondônia e no sul e oeste do Amazonas, ocorrem várias pancadas de chuva e raios a qualquer hora, e pode chover forte. Nas demais áreas do Amazonas, o sol aparece forte durante várias horas e ocorrem pancadas de chuva isoladas à tarde ou à noite. Fumaça de queimadas pode ser observada hoje novamente sobre Manaus.
Alertas meteorológicos para 10/10/2023 -terça-feira
Atenção para chuva moderada a forte nas capitais Belo Horizonte, Vitória, Goiânia, Brasília, Cuiabá, Porto Velho
Não há alerta para temporais para esta terça-feira
Atenção para chuva moderada a forte com raios e rajadas de vento de até 60 km/h no centro-oeste de Minas Gerais, no Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, no centro-sul do Espírito Santo, em Goiás, no Distrito Federal, em Mato Grosso (exceto no oeste do estado), no sudoeste do Tocantins, no centro, sul e oeste do Amazonas, norte de Rondônia e centro-oeste do Acre.
Atenção para chuva moderada no litoral do Paraná, de São Paulo, no estado do Rio de Janeiro, na Zona da Mata Mineira e na região de Ilhéus, no litoral da Bahia
Alerta para o ar muito seco, com níveis de umidade entre 11% e 20% no centro, oeste, leste e sul do Maranhão, em Teresina e no centro, oeste e sul do Piauí, no oeste da Bahia e no Vale do São Francisco.
Atenção para o ar muito seco, com níveis de umidade entre 21% e 30% no norte de Minas Gerais, centro, norte e sudoeste da Bahia, leste e norte do Piauí, no sertão do Nordeste, centro-oeste/sudoeste do Paraná, oeste e sul de Mato Grosso.