Parte do RS sob alerta para fortes tempestades
A Defesa Civil de Porto Alegre reforçou o alerta com uma comunicação preventiva
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para tempestades entre os dias 1º e 2 de janeiro de 2025, abrangendo regiões do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. No Rio Grande do Sul, as áreas mais afetadas serão o Noroeste, Nordeste, Metropolitana de Porto Alegre e a região Central.
O aviso é válido das 22h desta quarta-feira (1º) até as 12h de quinta-feira (2) e prevê condições meteorológicas severas, com chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora ou acumulados de 50 a 100 milímetros no dia. Ventos intensos, de 60 a 100 km/h, quedas de granizo, alagamentos, corte de energia elétrica e queda de árvores também são possíveis.
A Defesa Civil de Porto Alegre reforçou o alerta com uma comunicação preventiva válida das 14h às 20h desta quarta-feira (1º). O órgão informa que está preparado para atender possíveis ocorrências e orienta a população a evitar áreas alagadas, manter distância de árvores, postes e placas de sinalização e buscar abrigo seguro, especialmente em zonas de risco.
Moradores das áreas sob alerta também são aconselhados a não enfrentar o mau tempo e a permanecer atentos às orientações das autoridades.
Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo número 199, enquanto o Corpo de Bombeiros atende pelo telefone 193.