PERIGO: Temporais no Rio Grande do Sul
Até a quarta-feira (25), a Campanha Gaúcha e o sul e o extremo oeste do estado terão temporais frequentes, com potencial de granizo e vendaval.
O Rio Grande do Sul enfrenta uma situação muito perigosa nesses primeiros dias da Primavera/2024.
A presença de uma frente fria na fronteira gaúcha com o Uruguai, uma área de baixa pressão entre o Paraguai e o norte do Argentina e condições favoráveis em níveis mais altos da atmosfera, fazem com que fortes instabilidades se mantenham confinadas entre a Campanha Gaúcha e a porção sul do Rio Grande do Sul.
Os temporais começaram no domingo (22) e, até a quarta-feira (25), a chuva será frequente nessas áreas, com alto potencial para a ocorrência de muitos temporais, garanizo e rajadas intensas de vento. Por causa da frequência e intensidade da chuva, espera-se também que grandes acumulados sejam registrados nessas áreas, podendo somar totais em torno de 300 mm até a quarta-feira.
Na quinta-feira (26), a influência de outra frente fria, carrega as instabilidade mais intensas para outras regiões do RS, provocando temporais/chuva volumosa em áreas como a Grande Porto Alegre, os Vales e as regiões do centro e noroeste do Rio Grande do Sul.
A Climatempo alerta para o risco de grandes alagamentos e/ou enchentes, queda de árvores e destelhamentos.
A população deve ficar atenta aos avisos da Defesa Civil do estado.