Rio de Janeiro passa dos 40°C antes da chegada de frente fria
Temperatura passou dos 38°C nesta quinta em muitas do estado do Rio de Janeiro. Frente fria vira o tempo nesta sexta e há risco de temporal.
Com 40,6°C de temperatura máxima na Vila Militar, a cidade do Rio de Janeiro foi a capital mais quente do Brasil nesta quinta-feira, 7 de dezembro, mas não bateu recorde de calor. O atual recorde de calor para 2023 é de 42,5°C, no dia 18 de novembro, durante a forte onda de calor que se espalhou pelo Brasil. Mas o calorão de 40°Cs foi sentido também em Niterói, onde a temperatura máxima chegou a 40,4°C.
Após calor de quase 41°C, frente fria chega ao Rio de Janeiro nesta sexta, 8/12/23 (Foto: Getty Images)
O estado do Rio de Janeiro era o local mais quente no Brasil no final da tarde desta quinta-feira e em vários locais a temperatura superou os 38°C. As medições foram do Instituto Nacional de Meteorologia.
Rio de Janeiro: 40,6°C
Niterói: 40,4°C
Silva Jardim: 39,6°C
Duque de Caxias/Xerém: 38,9°C
Seropédica: 38,7°C
Saquarema: 38,4°C
Macaé: 38,1°C
Frente fria à vista
Com o calor intenso, nuvens carregadas cresceram no Grande Rio e também em locais da Região Serrana provocando por algumas pancadas de chuva.
O calor diminui nesta sexta com a chegada de uma frente fria, que vai aumentar o risco de temporal no estado. A sexta-feira ainda será muito abafada no estado do Rio de Janeiro, com previsão de temperatura máxima de 35°C para a cidade do Rio de Janeiro.
Mas no fim de semana, a temperatura terá grande queda com a presença de muita nebulosidade, chuva e a entrada de ventos frios de origem polar. Para a cidade do Rio de Janeiro, a previsão é de temperatura máxima de 26°C no sábado e de 27°C no domingo.
Esse calorão todo foi resultado de um dia de muito sol em dezembro, quando o Brasil já está recebendo a sua maior carga de sol no ano, pois estamos próximos do solstício de verão.