Script = https://s1.trrsf.com/update-1723493285/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Rio de Janeiro terá frente fria no fim de semana

O tempo vai dar uma virada de sábado para domingo e há risco de ressaca. Confira a previsão!

30 mar 2023 - 23h39
(atualizado em 31/3/2023 às 02h42)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma forte área de instabilidade se desenvolveu durante a tarde desta quinta-feira, 30 de março, sobre o estado do Rio de Janeiro e provocou chuva muito forte em várias regiões fluminenses, incluindo a região metropolitana do Rio de Janeiro.

Foto: Climatempo

A grande mancha clara sobre o estado do Rio de Janeiro indica nuvens de chuva, mas que vão se dissipando aos poucos

Volumes de chuva

No Grande Rio, o Alerta Rio, sistema operado pela prefeitura do Rio, e o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) registraram grandes volumes acumulados em cerca de 4 ou 5 horas de chuva, variando de 50 mm a quase 90 mm em vários bairros e municípios.

O maiores volumes registrados pelos dois sistemas foram:

Rio de Janeiro/Tijuca-Muda: 87,0 mm

Rio de Janeiro/Vicente Carvalho: 85,8 mm

Rio de Janeiro/Vigário Geral: 84,6 mm

Rio de Janeiro/Andaraí: 81,0 mm

Nova Iguaçu/Caiobá: 73,7 mm

Mesquita/Jacutinga: 72,8 mm

Nilópolis: 72,0 mm

São João de Meriti/Eden: 71,6mm

Foto: Climatempo

Rio de Janeiro (RJ), por Nicole Monteiro 30-3-2023

Raios

As nuvens muito carregadas também provocaram raios. Apenas sobre a cidade do Rio de Janeiro, a rede de detecção de descargas elétricas Earth Networks registrou um total de 5768 descargas atmosféricas entre 18h e 23 horas da quinta-feira, 30 de março, sendo que 1820 foram raios (descargas elétricas atmosféricas que se conectam com o solo)

Previsão para os próximos dias

Apesar da chuva forte da noite desta quinta, o sol aparece forte nesta sexta-feira no estado do Rio de Janeiro. A temperatura sobe rapidamente e a cidade do Rio deve ser a capital mais quente do Brasil, com temperatura à tarde em torno dos 35°C.

Com o calor, algumas nuvens carregadas voltam a crescer e há previsão de pancadas de chuva à tarde e à noite.

No fim de semana, o risco de chuva forte aumenta com a passagem de uma nova frente fria, que vem associada a um ciclone extratropical. Embora o ciclone se desloque sobre o oceano, afastado do continente, os ventos fortes sobre vão deixar o mar muito agitado e há risco de ressaca no primeiro fim de semana de abril.

O sábado ainda será um dia de sol e calor para cariocas e fluminenses, com pancadas de chuva a partir da tarde. Mas no domingo, as áreas de instabilidade da frente fria deixam nuvens carregadas por todo o estado do Rio, que vão provocar muitas pancadas de chuva no decorrer do dia.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade