Script = https://s1.trrsf.com/update-1737639310/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Risco de chuva forte no Sul, no litoral do Nordeste e no Norte

Depois de intensificar a chuva no Sul, frente fria chega fraca a São Paulo e não consegue mudar o tempo. Secura continua no Centro-Oeste.

5 jul 2024 - 04h09
Compartilhar
Exibir comentários

A maior parte do Brasil vai continuar seco nesta sexta-feira, com muito sol. Mas esta é a situação mais comum para julho. Porém, nos poucos locais onde pode chover, a chuva pode ser forte!

A passagem de uma frente fria pelo Sul do Brasil intensificou as áreas de chuva sobre o Rio Grande do Sul e levou um pouco de umidade para áreas de Mato Grosso do Sul, que vem sendo um dos locais mais secos do Brasil nos últimos dias. Nesta sexta, esta frente fria avança pelo litoral de São Paulo, mas sem força para mudar o tempo. 

Nuvens carregadas crescem e vários locais da costa leste do Nordeste e podem provocar chuva forte.

No Norte do Brasil também pode chover forte em alguns estados.

Foto: Climatempo

Risco de chuva forte no Sul, no litoral do Nordeste e no Norte e 5/7/24 (Foto: Getty Images)

 

Região Sul

A recente passagem de uma frente fria pelo sul do Brasil  deixou as nuvens mais carregadas sobre o Rio Grande do Sul e no sul de Santa Catarina. Quase todas as regiões gaúchas, a serra e o litoral catarinense têm uma sexta-feira com chuva que pode ser moderada a forte.

Por causa do excesso de nebulosidade e a entrada de ar polar,  as temperaturas ficam baixas no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira.

A Grande Porto Alegre também pode ter chuva forte e no litoral gaúcho tem risco de temporal.

No sul do Rio Grande do Sul, nas demais regiões de Santa Catarina, no oeste e no sul do Paraná, o sol pode aparecer entre muitas nuvens e não deve chover. Nas demais regiões do Paraná, o sol vai predominar o dia todo.

Fim de semana

O tempo vai ficar bastante instável no Sul do Brasil no primeiro fim de semana de julho. Tem risco de chuva forte nos três estados e a temperatura cai. Há uma pequena possibilidade de precipitação de inverno nas áreas mais elevadas da serra gaúcha e catarinense. Pode até nevar um pouquinho

Região Sudeste

O ar seco predomina sobre a região Sudeste do Brasil, mas nesta sexta-feira, uma frente fria chega ao litoral de São Paulo,  com fraca intensidade.

Todo o estado de São Paulo terá uma sexta-feira com sol e algumas nuvens,  mas sem condições para a chuva, mesmo com  a chegada desta frente fria.  O dia amanhece friozinho, mas faz calor durante a tarde.

Para os estados do Rio de Janeiro,  Espírito Santo em Minas Gerais,  a previsão é de uma sexta-feira com muito sol e poucas nuvens.

Atenção: níveis de umidade do ar um pouco abaixo dos 20% poderão ser observados em áreas do Norte do Estado de São Paulo e também no centro-oeste norte de Minas Gerais.

Fim de semana

Durante o fim de semana,  o sol e o calor vão predominar na região sudeste. mas a presença da frente fria perto do litoral de São Paulo,  vai deixar as praias paulistas com muitas nuvens.  pode chover um pouco na região de Iguape e Cananéia. 

Região Centro-Oeste

O sol forte, o calor e o ar muito seco vão continuar predominando sobre a região centro-oeste do país nesta sexta-feira. Níveis de umidade do ar um pouco abaixo dos vinte por cento voltam a ser observados em áreas de todos os estados.

A recente passagem de uma frente fria pelo Sul do Brasil fez a nebulosidade e a umidade aumentar nas áreas de fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai e a Bolívia.  Por enquanto não há condições para chuva, mas o calor diminui.

Fim de semana

Durante o fim de semana, o sol forte o calor vão predominar ainda na região centro-oeste do país. Apenas em Mato Grosso do Sul espera-se um aumento da nebulosidade e queda de temperatura durante o domingo. Deve chover um pouco no domingo no sul de Mato Grosso do Sul.

Região Nordeste

O ar seco e o sol forte predominam sobre a região Nordeste nesta sexta-feira. A maioria das áreas da região tem mais um dia sem chuva,  como é comum nesta época do ano. Mas algumas áreas do litoral nordestino ficam em alerta para temporais.

A sexta-feira é com períodos de sol e pancadas de chuva a qualquer hora no litoral e no nordeste da Bahia,  nos estados de Sergipe de Alagoas,  no leste de Pernambuco da Paraíba e também no leste do Rio Grande do Norte.

risco de temporal na região de Ilhéus,  no  litoral sul baiano,  e no litoral de Alagoas,  onde pode chover forte também em Maceió.

No interior de Alagoas, na Zona da Mata, no Agreste e no litoral de Pernambuco e no litoral da Paraíba  a sexta-feira é com atenção para chuva moderada a forte. A região de Natal fica sujeita a chuva moderada.

O litoral do Maranhão,  a sexta-feira com sol e pancadas de chuva com raios.

Fim de semana

No primeiro fim de semana de julho, as condições para chuva aumentam na região nordeste. A chuva poderá cair forte na região de Natal, João Pessoa e Recife e também em alguns locais do litoral sul da Bahia.

Região Norte

O tempo fica instável nesta sexta-feira em Roraima e no Amapá. Há risco de temporais nos dois estados.

No Amazonas, no oeste e norte do Pará e no norte de Rondônia o sol vai aparecer com força na maior parte do dia, mas há condições para pancadas de chuva com raios principalmente à tarde ou à noite. 

Pancadas de chuva moderadas a fortes podem ocorrer no noroeste do Amazonas e também no litoral do Pará.

Para o Acre, para as demais áreas de Rondônia, no centro sul e leste do Pará e no Tocantins, a previsão é de uma sexta-feira com muito sol e pouca nebulosidade. Níveis de umidade do ar entre 20% e 30% devem ser observados nas horas mais quentes do dia nestas regiões.

Fim de semana

Durante o fim de semana, mais pancadas de chuva devem acontecer nos estados de Roraima, do Amapá, Amazonas e também deve chover no Acre,  onde o tempo tem ficado seco nos últimos dias.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade