PUBLICIDADE
JOGOS DE PARIS
Veja o quadro de medalhas completo e atualizado

Risco de chuva forte no Sul, no Norte e litoral do Nordeste

Frente fria avança para o litoral de SP e do RJ, mas nuvens carregadas continuam sobre a Região Sul.

12 jul 2024 - 04h38
Compartilhar
Exibir comentários

Depois de provocar chuva volumosa sobre o Paraná e Santa Catarina, uma frente fria avança pela Costa chegando ao litoral do Rio de Janeiro nesta sexta-feira, mas com menor intensidade sem causar grandes mudanças no tempo. 

A circulação de ventos em níveis médios da atmosfera vai manter as áreas de chuva e a nebulosidade sobre o Sul do Brasil. O ar polar que veio com essa frente fria também atua sobre a região e mantém as temperaturas baixas. A passagem desta frente fria também provocou chuva e acentuou o resfriamento em áreas de Mato Grosso do Sul.

O ar quente seco ainda predomina na maioria das áreas do Sudeste e do centro-oeste do país e também em parte do norte do nordeste.

Nuvens de chuva crescem em estados do Norte e na costa leste do Nordeste.

Risco de chuva forte no Sul, no Norte e litoral do Nordeste em 12/7/24 (arte: Climatempo)

Foto: Climatempo

 

Região Sul

Após a passagem de uma frente fria, uma grande quantidade de nuvens permanece sobre a região Sul do Brasil. A combinação de muita nebulosidade e ar frio polar mantém as temperaturas baixas em toda a região Sul do Brasil.  A sensação de frio é grande ao longo do dia.

Ainda chove em todas as áreas do estado do Paraná no Vale do Itajaí e no litoral de Santa Catarina. Há risco de chuva moderada a forte, inclusive nas regiões metropolitanas de Curitiba e de Florianópolis.

Atenção:  a Defesa Civil de Santa Catarina alerta para possíveis inundações no Vale do Itajaí, devido ao grande volume de chuva que já foi acumulado nos últimos dias e a previsão de mais chuva até a próxima segunda-feira.

No extremo sul do Paraná, no oeste, centro e sul de Santa Catarina, no norte e nordeste do Rio Grande  do Sul, incluindo a grande Porto Alegre. Essa sexta-feira será nublada, mas apenas com chuviscos.

Na região oeste, no centro e sul do Rio Grande do Sul,  o sol aparece, mas entre muita nebulosidade. A fronteira do Uruguai amanhece com geada e o sol predomina ao longo do dia.

Região Sudeste

O ar seco e quente ainda predomina sobre a região Sudeste do Brasil mantendo os estados de Minas Gerais e do Espírito Santo com muito sol e temperaturas acima do normal para esta época do ano.

A passagem de uma frente fria causa aumento da nebulosidade e um pouco de chuva em parte dos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro. 

A Grande São Paulo fica nublada, com chuviscos e frio o dia todo. No oeste, centro e sul de São Paulo,  um sol aparece entre muitas nuvens. O litoral de São Paulo tem um dia nublado com chuva e temperatura baixa.

No Vale do Ribeira, no sul de São Paulo e no litoral do Rio de Janeiro também chove a qualquer hora, mas o sol pode aparecer um pouco. O interior do estado do Rio de Janeiro ainda tem sol ao longo do dia, mas com aumento da nebulosidade.

Região Centro-Oeste

O sol forte e o tempo seco ainda predominam nesta sexta-feira no estado de Goiás, no Distrito Federal e em todo o norte e centro-oeste de Mato Grosso. 

A recente passagem de uma frente fria espalhou ar frio de origem polar sobre o oeste e o sul de Mato Grosso. Além da queda de temperatura, a região entre Cuiabá e a fronteira com a Bolívia pode ter chuviscos. 

Em Mato Grosso do Sul, a região de Corumbá fica nublada, fria e com chance de garoa. Já no sul do estado e na fronteira com o Paraguai, o tempo segue bastante instável, com chuva frequente, que pode ser moderada a forte e temperatura baixa o dia todo.

Em Campo Grande e nas demais áreas de Mato Grosso do Sul,  o sol aparece entre muita nebulosidade e a temperatura fica baixa.

Região Nordeste

O ar úmido predomina no leste do Nordeste formando nuvens que provocam chuva em vários estados.

Todo litoral e o Agreste, desde a região de Natal até Salvador, passam esta sexta-feira com muitas nuvens, chuva a qualquer hora e períodos com sol. Pancadas de chuva e períodos com sol também devem ser observados nesta sexta-feira no Sertão de Pernambuco, de Alagoas e de Sergipe,  no Sertão da Bahia e na região da Chapada Diamantina.

A faixa litorânea entre Natal e Salvador fica em atenção para o risco de chuva moderada a forte e com raios.

Os estados do Ceará, Piauí, Maranhão, o interior do Rio Grande do Norte, o sertão da Paraíba, o oeste da Bahia e o Vale do São Francisco têm muito sol ao longo do dia.  Algumas pancadas de chuva podem acontecer no litoral do Ceará e do Maranhão.

Região Norte

O ar úmido se espalhou sobre o Norte do Brasil aumentando as condições para chuva em áreas onde normalmente não chove nesta época do ano.

Nesta sexta-feira, pancadas de chuva e períodos com sol devem ser observados nos estados de Roraima,  Amazonas, no centro-oeste do Acre, no centro-norte de Rondônia, no Amapá, no oeste e norte do Pará.

No Tocantins e nas outras áreas do Pará, o sol forte e o calor predominam. O ar fica bastante seco ao longo do dia.

Já na região de Rio Branco e no leste do Acre, no oeste sul de Rondônia, o sol aparece entre muitas nuvens e a presença do ar polar deixa a temperatura amena.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade