Risco de temporais aumenta no Sudeste
Baixa pressão em alto-mar vai favorecer instabilidades sobre a Grande SP, Baixada Santista, áreas do sul de Minas e do Rio de Janeiro
A formação de uma área de baixa pressão no em alto-mar próximo ao litoral de São Paulo e a atuação de um grande cavado meteorológico nos níveis médios da atmosfera, estimulam o desenvolvimento de nuvens carregadas nesta segunda-feira, 11 de dezembro, sobre algumas áreas da Região Sudeste.
A situação é de PERIGO na capital paulista e nas áreas da região metropolitana do estado de São Paulo, assim como, na Baixada Santista. As condições para pancadas de chuva são muito altas, sobretudo ao longo da manhã e nas primeiras horas da tarde. Há potencial para temporal e chuva forte que acumula volumes altos em um curto período com - acumulados estimados de 40 a 70 mm -, raios e eventuais rajadas fortes de vento.
ATENÇÃO! Há risco de transtornos como a formação de alagamentos e enxurradas.
Além disso, outras áreas do estado de São Paulo, também devem ficar em ALERTA para o risco alto de chuva forte e/ou temporal: demais áreas litorâneas, Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, norte paulista e regiões de Campinas, Pirassununga e São Carlos.
Foto: Getty Images
A tendência é da diminuição da chuva sobre áreas do leste de São Paulo à tarde, conforme as instabilidades aumentam sobre outras áreas da Região Sudeste. O dia ainda pode começar com algumas aberturas de sol na cidade do Rio e na região do Médio Paraíba, mas, volta a chover no meio da tarde, com potencial de temporais e a segunda-feira, termina mais úmida e encoberta.
Atenção voltada para as cidades de Juiz de Fora, Itajubá, Pouso Alegre, Varginha e São João Del Rey, para risco de chuva a forte e temporais entre o final da manhã e começo da tarde! Apesar da chuva, a condição ainda é de tempo abafado, o que colabora para a formação de nuvens de tempestades.