RS em alerta! Veja cidades que podem ser atingidas por ciclone neste domingo
A Marinha do Brasil confirmou a formação do fenômeno e o nomeou como Biguá, que se torna, assim, o primeiro ciclone atípico a afetar o Rio Grande do Sul desde maio de 2022
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para o Rio Grande do Sul devido à possibilidade de formação de um ciclone subtropical neste domingo (15). O fenômeno pode provocar tempestades com acumulados de chuva superiores a 100 mm por dia e ventos acima de 100 km/h, representando grande perigo para as regiões Sul e Leste do estado.
Cidades como Santa Vitória do Palmar, Chuí, Pelotas, Rio Grande, Arroio Grande, Jaguarão, Bagé e Pinheiro Machado estão entre as que podem ser mais afetadas pelos fortes ventos e chuvas. Há risco de danos em edificações, interrupção no fornecimento de energia elétrica, queda de árvores, alagamentos, enxurradas e dificuldades no tráfego. Apesar de as condições adversas predominarem no domingo, a previsão indica que o ciclone deve deslocar-se para alto-mar na segunda-feira (16).
A Marinha do Brasil confirmou a formação do fenômeno e o nomeou como Biguá, que se torna, assim, o primeiro ciclone atípico (subtropical ou tropical) a afetar o Rio Grande do Sul desde maio de 2022.
Diferentemente de um ciclone extratropical, o subtropical caracteriza-se por se formar de maneira isolada, sem ligação com frentes frias. Os ventos associados a esse tipo de sistema podem variar de 63 km/h a 118 km/h, sendo capazes de causar transtornos significativos. A população das áreas atingidas é orientada a permanecer em locais seguros e a seguir recomendações das autoridades locais.