RS será atingido por novo ciclone extratropical na próxima semana
Será o terceiro evento desta natureza em menos de um mês a atingir o estado. São esperados grandes volumes de chuva e vento forte
Um novo ciclone extratropical está previsto para atingir o Rio Grande do Sul, sendo o terceiro evento dessa natureza em menos de um mês. Diferente dos anteriores, existe a possibilidade de que esse ciclone se forme no continente, e não no oceano.
A previsão indica a formação do ciclone no litoral do Rio Grande do Sul ou sobre o continente, entre o Estado e Santa Catarina, entre quarta-feira e quinta-feira. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para a possibilidade de acumulados diários acima de 70 milímetros no sul do RS ao longo da terça-feira e de acumulados na casa dos 100mm por dia em alguns municípios na quarta-feira.
Além da chuva intensa, espera-se vento forte em pontos do litoral gaúcho, com rajadas acima de 80 km/h a partir da tarde de terça-feira. O deslocamento do ciclone também pode resultar em rajadas fortes em todas as regiões do estado.
Após quinta-feira, o ciclone deve se afastar do estado em direção ao oceano. No entanto, a chuva acumulada nos últimos dias pode causar inundações em alguns municípios. O RS ser afetado por três ciclones em menos de um mês é considerado um acontecimento comum pelos especialistas.