RS sob quatro alertas meteorológicos, sendo dois de grande perigo
Praticamente todo território gaúcho deverá ser atingido por fortes tempestades, com vento forte e granizo
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu quatro alertas de tempestades para praticamente todo o Rio Grande do Sul neste domingo (1º). As condições climáticas adversas, com previsão de chuvas intensas, ventos fortes e queda de granizo, podem causar diversos transtornos e danos.
A maior parte do Estado está sob alerta laranja, com previsão de chuva entre 30 mm/h e 60 mm/h, ou acumulado de 50 mm a 100 mm em 24 horas, ventos intensos de 60 a 100 km/h e possibilidade de queda de granizo. Este alerta, válido até as 9h de segunda-feira (2), abrange todo o Estado, exceto as regiões Norte, Noroeste e parte da Serra.
As regiões Norte, Noroeste e Serra também devem ser atingidas por tempestades, a partir do meio-dia deste domingo. O alerta, válido até as 23h59, prevê as mesmas condições climáticas adversas.
Além dos alertas laranja, o Inmet emitiu dois alertas vermelhos, indicando risco ainda maior de eventos extremos. A partir das 14h, as regiões Sudoeste, Central, Sudeste, Metropolitana e Noroeste estão sob alerta vermelho, com previsão de chuva superior a 60 mm/h ou acumulado superior a 100 mm em 24 horas, ventos superiores a 100 km/h e queda de granizo.
Outro alerta vermelho, válido a partir das 18h e até às 7h de segunda-feira, abrange as regiões Serra, Noroeste, Oeste Central, Metropolitana, Nordeste e Sudoeste.