RS terá retorno da chuva nesta quinta-feira com risco de raios e granizo
Na sexta-feira (21), o sol deverá aparecer com nuvens em todas as regiões, e a temperatura sofrerá um aumento significativo
Os últimos dias, o Rio Grande do Sul tem sido influenciado por uma massa de ar seco e frio de alta pressão atmosférica, resultando em tempo ensolarado e temperaturas muito baixas. A Grande Porto Alegre registrou uma mínima de 0ºC nesta quarta-feira (19) pelo segundo dia consecutivo.
No entanto, segundo a Metsul Meteorologia, o tempo está prestes a mudar no estado. Nesta quinta-feira, o avanço de ar quente sobre a massa de ar frio trará chuva em diversas regiões até o final do dia. O sol ainda aparecerá com nuvens em quase todo o estado, mas a nebulosidade aumentará.
Pela manhã, existe a possibilidade de instabilidade isolada na Metade Norte, especialmente no Noroeste do estado. Ao longo do dia, essa instabilidade deve crescer, trazendo chuva em pontos do Oeste e, principalmente, do Centro, Sul e Leste do estado, especialmente da tarde para a noite.
De acordo com a Metsul, o padrão é característico de uma frente quente, fenômeno comum no inverno, onde há instabilidade quando o ar mais quente avança de Norte sobre uma massa de ar frio estabelecida no Rio Grande do Sul. Metsul alerta que é importante estar atento ao risco de chuvas fortes isoladas, com raios e granizo.
Na sexta-feira (21), o sol deverá aparecer com nuvens em todas as regiões, e a temperatura sofrerá um aumento significativo, à medida que uma massa de ar quente tomará conta do estado. As máximas já devem ultrapassar os 25ºC em várias cidades.
Para o fim de semana, o ar muito quente cobrirá o estado, proporcionando um sábado e domingo com sol e nuvens, noites amenas e até quentes para esta época do ano, e tardes quentes para o mês de julho, com máximas próximas ou ao redor de 30ºC em várias localidades gaúchas.