São Paulo tem semana com grande variação de temperatura
Do calor ao friozinho em 24 horas, a passagem de várias frentes frias vai exigir vários tipos de roupas diferentes para driblar o sobe e desce da temperatura.
A tarde desta Segunda-feira, 24 de junho, já entrou para uma das mais quentes de junho na cidade de São Paulo, em 81 anos de medição do Instituto Nacional de Meteorologia, na região do Mirante de Santana, na zona norte da capital paulista.
Fim de tarde em São Paulo (SP) (Foto: Paula Soares)
A temperatura máxima avaliada às 15 horas foi de 28,6°C, que já está no terceiro lugar no ranking das temperaturas mais altas em junho, igualando a marca de 29 de junho de 1972. Na avaliação da temperatura máxima feita às 21 horas, o valor se manteve e portanto não houve novo recorde de maior temperatura já registrada num dia de junho. O recorde atual é de 28,8°C que já foi registrado no dia 16 de junho de 2024 e também no dia 8 de Junho de 1992.
Semana de grande variação de temperatura
Quem mora na cidade de São Paulo deve se preparar para uma semana completamente biruta em relação a variação de temperatura. O sobe-desce de um dia para o outro vai ser intenso exigindo uma grande variedade de tipos de roupas, de diferentes texturas. A resistência corporal será posta à prova!
Cada queda brusca de temperatura neste gráfico representa a passagem de uma frente fria. Serão três até o fim da semana, mas a chuva mesmo só deve vir no próximo fim de semana.
Variação de temperatura prevista para São Paulo de 24 a 29 de junho de 2024 (Arte: Climatempo)
Frentes frias
A passagem de uma frente fria vai fazer a temperatura despencar na grande São Paulo nesta terça-feira. para a capital paulista a previsão de temperatura máxima de apenas 21 graus.
Na quarta-feira, 26 de junho, a temperatura sobe de novo porque o sol volta e já teremos o vento quente de norte soprando sobre a cidade, situação típica que antecede a chegada de uma nova frente fria. A previsão é de que a temperatura máxima na na quarta-feira alcance os 28°C.
Mas esta segunda frente fria vai também injetar muita umidade e vento frio sobre a grande São Paulo fazendo a temperatura cair bastante novamente na quinta-feira, 27 de junho. A máxima prevista é de 25°C.
Na sexta-feira, 28 de junho, o estado de São Paulo estará novamente na situação de pré-frontal e a temperatura vai disparar, com previsão de máxima de 28°C.
A frente fria que se aproxima na sexta-feira é de forte intensidade e terá potencial para derrubar a temperatura em todas as regiões paulistas, embora. Embora só haja expectativa de chuva para as áreas próximas ao litoral, como o Vale do Ribeira, a Grande São Paulo e o Vale do Paraíba, a temperatura no decorrer do próximo sábado deve ter uma queda acentuada em todas as regiões paulistas.
Áreas como Sorocaba, o sul do estado de São Paulo, a região de Ourinhos e de Presidente Prudente terão um grande aumento de nuvens durante o sábado, mas a possibilidade de chuva é pequena.
No sábado, 29 de junho, a passagem desta frente fria deixa o tempo chuvoso no litoral e com ventos fortes.
Na grande São Paulo a nebulosidade vai aumentar bastante e tem previsão de chuva para a tarde e noite do sábado e uma grande queda de temperatura novamente. A máxima prevista para a cidade de Sã sábado é de apenas 22°C