Script = https://s1.trrsf.com/update-1737639310/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Semana chuvosa com frente fria no Sul do Brasil

Chuva intensa e frente fria trarão instabilidade ao Sul do Brasil nesta semana.

21 out 2024 - 19h47
(atualizado às 20h59)
Compartilhar
Exibir comentários

A semana será marcada por tempo instável em boa parte dos estados do Sul do Brasil, com a atuação de dois sistemas meteorológicos que vão intensificar as chuvas na região. O primeiro sistema, uma área de baixa pressão sobre o Paraguai, começará a influenciar o clima já no início da semana, trazendo pancadas de chuva entre segunda e quarta-feira. Já para o final da semana, uma nova frente fria associada a um ciclone extratropical promete aumentar ainda mais os volumes de chuva em estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Chuva distribuída e acumulados expressivos

Conforme os modelos meteorológicos indicam, as chuvas estarão bem distribuídas entre os três estados ao longo da semana. O mapa de acumulados mostra áreas em destaque, com tons de laranja indicando previsões de chuva acima de 60mm, podendo superar esse valor em alguns pontos até sexta-feira.

  • Rio Grande do Sul: O estado gaúcho será um dos mais afetados, com volumes significativos de chuva. As regiões mais impactadas incluem o oeste, campanha, norte e a Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPOA).
  • Santa Catarina: Em território catarinense, o destaque fica para a faixa oeste do estado, onde os maiores acumulados de chuva estão previstos ao longo da semana, impulsionados pela frente fria no final da semana.
  • Paraná: No Paraná, a chuva será distribuída de forma mais diversificada ao longo da semana. As regiões oeste, central, norte e sul terão volumes expressivos, com acumulados que podem ultrapassar 60mm, principalmente entre quinta e sexta-feira.

Foto: Climatempo

Figura 1- Acumulado de chuva esperado entre 21 de outubro e 25 de outubro. Fonte: Climatempo

 

Frente fria reforça as instabilidades 

A atuação do ciclone extratropical a partir de quinta-feira (importante destacar que o ciclone não passará sobre qualquer região brasileira), juntamente com a nova frente fria, será determinante para intensificar as instabilidades, aumentando o potencial para chuvas volumosas. Além disso, o ciclone poderá gerar rajadas de vento significativas, especialmente nas regiões mais ao sul do Rio Grande do Sul, com alertas para temporais e ventos fortes.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade