Script = https://s1.trrsf.com/update-1742912109/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Semana começa com alerta para temporais com risco de alagamentos no RS

A situação será monitorada constantemente. Populações em áreas vulneráveis devem acompanhar os boletins atualizados e seguir as orientações das autoridades

7 abr 2025 - 10h11
Compartilhar
Exibir comentários

O Rio Grande do Sul inicia a semana sob forte instabilidade climática devido à atuação de um sistema de baixa pressão atmosférica, que deve impactar o Estado até a madrugada de quinta-feira (10). Segundo o boletim emitido pela Defesa Civil estadual, há previsão de chuvas volumosas, rajadas de vento intensas e alto risco de alagamentos, especialmente nas regiões Oeste, Sul, Campanha, Costa Doce, Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPOA), Serra, Vales, Norte e Litoral.

Foto: Adriano Nicotti / Porto Alegre 24 horas

Essas áreas estão sob alerta laranja, com possibilidade de temporais isolados e ventos de 50 a 80 km/h. Os acumulados de chuva podem ultrapassar os 100 mm em 24 horas.

Panorama da semana

  • Segunda-feira (7):

    Instabilidade em todo o RS. Destaque para Missões, Fronteira Oeste e Centro, com chuvas entre 40 e 80 mm, podendo chegar a 100 mm em pontos da Campanha e Oeste.

  • Terça-feira (8):

    O sistema segue ativo, com chuvas fortes e persistentes no Norte, Nordeste, RMPOA, Serra, Vales e Litoral. Os volumes devem variar entre 30 e 60 mm/dia, podendo ultrapassar os 100 mm em áreas específicas. Rajadas de vento continuam intensas, entre 50 e 80 km/h, e o mar segue agitado.

  • Quarta-feira (9):

    A instabilidade diminui um pouco, mas ainda há previsão de chuva moderada a forte, principalmente no Sul, Costa Doce e Litoral. Os acumulados vão de 15 a 40 mm/dia, podendo atingir os 100 mm em áreas do Litoral Médio e Norte. Ventos seguem fortes, de até 80 km/h na faixa costeira.

  • Madrugada de quinta-feira (10):

    Precipitação significativa ainda atinge a Costa Doce e Litoral, com acumulados entre 15 e 40 mm, acompanhados de ventos de 40 a 60 km/h. No restante do Estado, o tempo tende a ficar mais estável, mas ainda com céu encoberto.

Recomendações da Defesa Civil

  • Evite áreas de risco e fique atento a sinais de alagamentos e deslizamentos;

  • Mantenha-se em locais seguros durante os temporais;

  • Desligue aparelhos eletrônicos da tomada e evite o uso durante as tempestades;

  • Feche portas e janelas;

  • Proteja animais de estimação e tenha um plano de emergência em caso de necessidade de evacuação.

Para receber alertas da Defesa Civil via SMS, envie seu CEP para 40199.

A situação será monitorada constantemente. Populações em áreas vulneráveis devem acompanhar os boletins atualizados e seguir as orientações das autoridades.

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade