Semana que começa será marcada por novo ciclone extratropical no RS
Em alguns municípios o volume de chuva deverá ser metade da média mensal para o mês de julho.
Após um domingo com tempo firme no Rio Grande do Sul, a segunda-feira (10) será chuvosa em todo o estado. O tempo instável prevalecerá nos próximos dias, e a partir de quarta-feira (12), há a possibilidade de formação de um novo ciclone extratropical.
Segundo a Climatempo, uma nova frente fria passará pelo estado nesta segunda-feira, trazendo umidade e tempo fechado, com risco de temporais, especialmente na região Norte. Os ventos podem atingir até 70 km/h. Em Porto Alegre, o dia começará com tempo nublado e garoa, e o temporal é esperado para a tarde.
As temperaturas mínimas serão registradas em Pedras Altas, no Sul do estado, com 8°C, e em São José dos Ausentes, na Serra, e Morro Reuter, no Vale do Sinos, com 9°C. A máxima prevista para a segunda-feira será em torno de 25°C, em localidades como Novo Tiradentes e Vicente Dutra, na região Norte.
Na terça-feira (11), a frente fria se afastará em direção ao oceano, mas uma baixa pressão manterá nuvens carregadas em diversas regiões do estado. Nas regiões Metropolitana, Serra, Litoral Norte e Central, o dia será de tempo encoberto, com chuva a qualquer momento e risco de temporais localizados. Na Fronteira Oeste, o tempo ficará nublado com chuva fraca.
A partir de quarta-feira, um sistema de baixa pressão no oceano favorecerá a ocorrência de temporais em todo o estado, com destaque para o litoral, Região Metropolitana de Porto Alegre e a Serra. Devido ao solo já saturado e ao excesso de chuva, há um maior potencial para transtornos, incluindo inundações.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuvas fortes entre o nordeste do Rio Grande do Sul e o sul e leste de Santa Catarina. Alguns municípios podem receber até 100mm de chuva por dia, mais da metade da média mensal para julho. A chuva intensa nos últimos dias em algumas áreas pode resultar em inundações.
Na quinta-feira (13), o frio se intensificará, e não está descartada a possibilidade de neve ou precipitação invernal na Serra. A tendência é que a chuva perca intensidade apenas na sexta-feira, mas o frio persistirá.