Sol predomina no Brasil no último fim de semana do outono
Mas a chuva forte ainda ameaça a costa leste do Nordeste. O inverno astronômico tem início às 11h58 do dia 21 de junho.
Este é o último fim de semana do outono. O inverno astronômico tem início às 11h58 do dia 21 de junho.
Áreas de instabilidade de uma frente fria provocam muita nebulosidade e chuva nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. O ciclone extratropical desta frente fria se afasta do Sul do Brasil, depois de ter provocado chuvas torrenciais em parte do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
Novas áreas de instabilidade avançam do mar para a costa leste do Nordeste espalhando nuvens carregadas na região, com potencial para chuva forte.
Outras nuvens carregadas crescem na costa norte do Nordeste e também no extremo norte do Brasil.
O ar frio de origem polar é sentido sobre o Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.
Foto: Getty Imagens
Previsão do tempo para o Brasil para 17/06/2023 - sábado
Região Sul
O sol predomina no Sul do Brasil neste sábado, mas o dia pode amanhecer com nevoeiro em alguns locais por causa das baixas temperaturas. Há condições para geada ao amanhecer na campanha gaúcha e na região serrana do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
Ainda pode chover com fraca intensidade em áreas do litoral norte gaúcho e do litoral sul catarinense, mas não há risco de chuva intensa e nem de ventania.
O ar frio de origem polar mantém as temperaturas baixas pela manhã em toda a Região Sul do Brasil.
Região Sudeste
Áreas de estabilidade de uma frente fria provocam muita nebulosidade de chuva neste sábado sobre os estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e em Minas Gerais. Ao longo do dia, há condições para pancadas de chuva nos três estados. Pode chover com moderada a forte intensidade em alguns momentos. Não há condições para a chuva no sul de Minas.
O sol predomina no estado de São Paulo, mas pode chover na região de Franca. O litoral paulista tem um dia com períodos de sol e muitas nuvens.
Faz frio principalmente em São Paulo e no sul de Minas Gerais.
Região Centro-Oeste
Áreas de instabilidade de uma frente fria provocam muita nebulosidade de chuva sobre Goiás e no Distrito Federal, mas ocorrem em períodos com sol.
Em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, o tempo fica firme o dia todo com muito sol e faz frio ao amanhecer.
Região Nordeste
O sol forte e o tempo seco predominam no centro-sul do Maranhão, no interior do Piauí e pelo interior da Bahia, no sertão do Pernambuco e no extremo sul do Ceará.
Nas demais áreas da Região Nordeste ocorrem pancadas de chuva frequentes ao longo do dia. A chuva pode ser forte, em alguns momentos, no litoral do Rio Grande do Norte e da Paraíba.
Região Norte
O sol e o tempo seco predominam sobre o Acre, Rondônia, no centro sul e oeste do Amazonas, no sudeste do Pará e no Tocantins.
Pancadas de chuva com raios acontecem nas demais áreas da região Norte, intercaladas com períodos de sol.
O maior risco de chuva forte é para região de Roraima
Alertas meteorológicos para 17/06/2023
Atenção para o risco de chuva moderada forte nas capitaisA Vitória, Recife, João Pessoa, Natal, Belém, Macapá, Boa Vista e Manaus.
Atenção para o risco de geada na campanha gaúcha e na região serrana do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
Alerta para temporais no centro-norte do Rio de Janeiro, no centro e sul do Espírito Santo, na parte norte da Zona da Mata Mineira e no Vale do Rio Doce. No extremo norte do Pará, englobando a região de Altamira, em Roraima, exceto no sul do estado.
Atenção para chuva moderada forte com raios no centro-sul do Rio de Janeiro, na Zona da Mata Mineira, na grande Belo Horizonte e no centro-oeste mineiro, incluindo Triângulo Mineiro, no norte de Pará no Amapá Norte do Amazonas no extremo sul de Roraima no litoral do Maranhão do Piauí
Atenção para o ar seco com níveis de umidade entre 21 e 30% no Nordeste de Mato Grosso do Sul, no centro-sul e sudoeste de Mato Grosso, no Tocantins, no oeste da Bahia, mo sul do Maranhão e do Piauí;
A Marinha do Brasil alerta para ressaca entre Rio Grande (RS) e Florianópolis (SC) com ondas de 2,5 m a 3,5 m