Script = https://s1.trrsf.com/update-1730403943/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Verão 2023 - previsão geral para o Brasil

Entenda os sistemas meteorológicos que vão atuar sobre o país e como deverá ficar a distribuição da chuva e do calor no verão 2023.

22 dez 2022 - 03h13
(atualizado às 06h13)
Compartilhar
Exibir comentários

O verão 2023 começa astronomicamente às 18h48 do dia 21 de dezembro de 2022 e se estende até às 18h24 do dia 20 de março de 2023. As principais características da estação no Brasil são a chuva frequente em praticamente todo o país e temperaturas altas, com sensação de abafamento em grande parte da estação.

O verão 2023 terá uma mudança importante em relação aos dois últimos anos: o fenômeno oceânico-atmosférico La Niña finalmente vai se desconfigurar no decorrer da estação, depois de influenciar o clima global por três anos consecutivos, o que é raro.

 

ZCAS 

Um novo episódio de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) está sendo esperado em janeiro e a previsão é de que se forme na primeira quinzena do mês.

O eixo da ZCAS de janeiro deve ficar posicionado entre São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Em fevereiro é pouco provável que ocorra alguma organização de ZCAS, mas o sistema deve voltar a se formar durante o mês de março, com maior atividade ao norte e leste da Região Sudeste.

 

O mapa mostra um resumo da tendência da precipitação para o Brasil, resumindo os meses de janeiro, fevereiro e março.

Foto: Climatempo

Resumo da tendência da precipitação sobre o Brasil no verão 2023

 

Calor

O calor que custou a aparecer na primavera de 2022 no centro-sul do Brasil, será uma das marcas do verão 2022/2023. 

Em janeiro, a maioria das áreas do país terá temperatura dentro da normalidade, o que significa calor constante, pois o mês é naturalmente quente no país. 

Mas é provável a ocorrência de massas de ar muito quentes sobre o Rio Grande do Sul, no oeste dos estados de Santa Catarina e Paraná e no oeste e sul de Mato Grosso do Sul. A temperatura fica acima do normal nestas regiões. 

No Rio Grande do Sul, embora o calor de janeiro de 2023 não deva ser tão prolongado e extremo como o de janeiro de 2022, é provável que algumas áreas do estado sintam o calor em torno de 40°C.

Espírito Santo, Rio de Janeiro, leste de São Paulo, e todo o centro, sul, e leste de Minas Gerais também vão sentir mais calor do que o normal em janeiro.

Mas é o calor de  fevereiro que mais deve chamar atenção no verão de 2023. A previsão é de que a temperatura fique acima média normal em toda a Região Sul, no oeste de Mato Grosso, em quase todo o Mato Grosso do Sul e na maioria das áreas do Sudeste. 

O mapa mostra um resumo da tendência da temperatura para o Brasil, resumindo os meses de janeiro, fevereiro e março.

Foto: Climatempo

Resumo da tendência da temperatura sobre o Brasil no verão 2023

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade