Volta a chover sobre o Rio Grande do Sul nesta quarta-feira
Previsão é de mais chuva forte no estado entre a quinta-feira e o sábado. Metade sul gaúcha também pode ter chuva forte.
A trégua na chuva sobre o Rio Grande do Sul foi apenas nesta terça-feira.
Novas áreas de instabilidade voltam a influenciar o Rio Grande do Sul nesta quarta-feira, 6 de setembro. O dia começa com sol, mas a nebulosidade vai aumentando e tem previsão de pancadas de chuva com raios à tarde e à noite no centro-sul gaúcho, incluindo áreas como Santa Maria, Pelotas, a região de São Luiz Gonzaga, Uruguaiana e a Campanha gaúcha.
A região serrana e o Planalto, que foram as áreas que receberam mais chuva nos últimos dias, ainda serão poupadas nesta quarta-feira. Porto Alegre tem um dia com sol e possibilidade de pancadas de chuva à noite.
Porto Alegre (RS) terá chuva no feriado de 7 de setembro (Foto: Porto Alegre, por Vanessa Gehm)
Queda da pressão do ar, calor e umidade
Mas já a partir de quinta-feira, 7 de setembro, as condições para a chuva aumentam muito sobre o Rio Grande do Sul, assim como em quase todo o Sul do Brasil.
A situação meteorológica vai se repetir com uma acentuada queda da pressão atmosférica sobre o Paraguai e sobre o Rio Grande do Sul. Novamente vamos observar uma intensa corrente de ar quente e úmido vindo do Norte do Brasil, que será direcionada fortemente para a região entre o Rio Grande do Sul, o Uruguai e o norte da Argentina.
A combinação da queda da pressão do ar com esse acúmulo de ar quente úmido vai gerar novamente nuvens muito carregadas sobre o Rio Grande do Sul, que vão provocar mais chuva forte.
Feriado com risco de chuva forte
Na quinta-feira, feriado de 7 de setembro, a metade sul gaúcha fica numa situação de perigo para chuva forte temporais , com risco de ventania e queda de granizo.
Na Grande Porto Alegre e nas outras áreas do estado, incluindo os Vales do caí e do Taquari, a Serra e o Planalto, as pancadas de chuva com raios poderão acontecer a qualquer hora do dia, desde a madrugada, mas com algumas pausas. Mesmo assim há risco de chuva forte.
Serra e Planalto gaúchos terão mais chuva na sexta
Para sexta-feira, espera-se a formação de uma nova frente fria que vai espalhar ainda mais a chuva sobre o Sul do Brasil. Ainda há previsão de chuva sobre todo o Rio Grande do Sul, que deve ser mais frequente e volumosa sobre as áreas de serra e planalto. As outras áreas podem até ter alguns períodos com a presença do Sol.
Durante o sábado, a previsão é de diminuição da nebulosidade e da chuva no centro-oeste e no sul do Rio Grande do Sul. Na fronteira com o Uruguai e no litoral sul nem deve chover.
A Grande Porto Alegre, a serra e o planalto e também o litoral norte do Rio Grande do Sul vão passar o sábado com predomínio de céu nublado e chuva, que pode ser forte em alguns momentos.
Domingo de sol
Para o domingo, com o afastamento da frente fria, a previsão é de que o sol já reapareça até com força sobre todo o Rio Grande do Sul . Mesmo assim, algumas pancadas de chuva com raios podem voltar a acontecer à tarde e à noite na região central do Estado, no Planalto, na serra, nas missões e no Noroeste. Não há previsão de chuva para a grande Porto Alegre durante o domingo