Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

ZCAS, frente fria e baixas pressões provocam chuva no Brasil

Último fim de semana da primavera de 2022. O verão no Hemisfério Sul começa no dia 21 de dezembro,

17 dez 2022 - 01h25
(atualizado às 04h31)
Compartilhar
Exibir comentários

A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) continua ativa sobre o Brasil e suas áreas de instabilidade espalham muitas nuvens e chuva volumosa sobre vários estados do Sudeste, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil. 

Uma nova frente fria avança pelo litoral de São Paulo neste sábado e segue para a costa do Rio de Janeiro no domingo ajudando a reforçar as áreas de instabilidade sobre a Região Sudeste.

O ar quente predomina sobre o país, mas o excesso de nebulosidade e a chuva impedem que as temperaturas alcancem valores extremos.

Este é o último fim de semana da primavera de 2022. O verão no Hemisfério Sul começa no dia 21 de dezembro, às 18h48, e prossegue até às 18h24 do dia 20 de março, pelo horário de Brasília. O mesmo período corresponde ao inverno no Hemisfério Norte.

Foto: Climatempo

Foto de Gleive Marcio Rodrigues, Palmas (TO)

Previsão do tempo para  17/12/2022 - sábado

Região Sul

O sol predomina na Grande Porto Alegre e no interior do Rio Grande do Sul e no oeste de Santa Catarina. O litoral gaúcho tem sol e algumas pancadas de chuva fracas. O litoral de Santa Catarina, do Paraná e o Vale do Itajaí passam o dia com muitas nuvens, mas pouca chuva ocorre e o sol pode aparecer de vez em quando. O restante da Região Sul, tem sol e pancadas de chuva com raios a partir da tarde, que podem ser moderadas a fortes no oeste do Paraná. 

Região Sudeste

O tempo fica mais instável no Sudeste neste fim de semana com a presença da Zona de Convergência do Atlântico Sul e o deslocamento de uma frente fria pelo litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro passam o último sábado da primavera com muita nebulosidade, alguns períodos com sol e pancadas de chuva frequentes. Há risco de chuva forte nos três estados. Pode chover a qualquer hora nas capitais Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Vitória.

O interior de São Paulo tem sol e algumas pancadas de chuva à tarde e à noite. Já na Grande São Paulo, no litoral e no leste do estado, o sol vai aparecer em meio a muitas nuvens e há previsão de chuva durante a tarde e à noite. 

Região Centro-Oeste

O tempo continua muito instável na Região Centro-Oeste neste sábado, ainda com a presença das áreas de instabilidade de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul. Toda a região tem pancadas de chuva frequentes e há risco de raios e de chuva forte. Pode chover forte nas capitais Cuiabá, Goiânia, Brasília e Campo Grande. 

Região Nordeste

Áreas de instabilidade de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul  ainda influenciam parte do Nordeste. Quase toda a Bahia, o centro-sul do Maranhão e do Piauí têm um dia com muitas nuvens, períodos com sol e pancadas de chuva com raios e que podem ser fortes. O o restante da Região tem sol o dia todo, mas as algumas pancadas de chuva podem ocorrer no norte do Maranhão e do Piauí, no Ceará e no sertão de Pernambuco.   

O sol forte e o tempo seco predominam em Sergipe, Alagoas, no Agreste de Pernambuco, sertão e Agreste da Paraíba, interior do Rio Grande do Norte.

Região Norte

Áreas de instabilidade da ZCAS ainda atuam sobre o Norte do Brasil. Quase toda a Região tem um dia com muitas nuvens, períodos com sol e pancadas de chuva frequentes, com risco de chuva forte e de raios. A chuva deve ser mais volumosa no Tocantins, no centro-sul do Pará e leste do Amazonas.

Alertas meteorológicos para  17/12/2022 - sábado

Atenção para o risco de chuva forte nas capitais Belo Horizonte, Vitória, Goiânia, Brasília, Cuiabá, Campo Grande,  Porto Velho, Rio Branco, Manaus, Boa Vista, Macapá, Palmas, Teresina

Alerta especial de temporal com risco de granizo no centro e oeste de Mato Grosso do Sul

Alerta para temporais em Minas Gerais (exceto no sul de Minas), na serra e noroeste do RIo de Janeiro, no Espírito Santo, Bahia (exceto no nordeste do estado), no centro-sul do Maranhão e do Piauí, Goiás, no Distrito Federal, leste de Mato Grosso,norte, leste e sul de Mato Grosso do Sul, no Acre, no norte do Amapá, no centro-sul do Maranhão e do Piauí, Tocantins, oeste e leste do Pará, leste do Amazonas e Acre.

Atenção para chuva moderada forte, com ventos por vezes fortes em Minas Gerais, exceto no sul estado, no centro-sul do RIo de Janeiro, na Grande São Paulo, no centro e sul de São Paulo, sul de Minas Gerais sul do Rio de Janeiro, Rondônia, no Amazonas (exceto no leste do estado), Roraima, no Pará (exceto no oeste e leste do estado), no Amapá (exceto no sul do estado), centro-norte do Maranhão e do Piauí e no sertão de Pernambuco.

Atenção para chuva moderada no litoral do Rio de Janeiro

Alerta para o ar muito seco, com níveis de umidade no ar entre 11% e 20% no oeste do Rio Grande do Sul.

Atenção para o ar seco com níveis de umidade do ar entre 21 e 30% no interior da Paraíba, de Pernambuco, de Alagoas, de Sergipe, no centro-oeste do Rio Grande do Sul

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade