Primeiros dias de Trump e Brasil no Oscar: veja os destaques da semana
Posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos e o anúncio dos indicados ao Oscar. Confira o que foi destaque na semana:
Primeiros dias do segundo mandato de Trump
Donald Trump assumiu oficialmente sua posição enquanto presidente dos Estados Unidos. Na segunda-feira (24), o republicano passou pela cerimônia dentro do Capitólio por causa do frio extremo. Consequentemente, menos pessoas puderam assistir à cerimônia, incluindo Michelle e Eduardo Bolsonaro, de acordo com o filho do ex-presidente.
Outra tradição comum nas posses presidenciais dos Estados Unidos são celebrações religiosas após a cerimônia. No caso de Trump, quem chamou a atenção foi a bispa Mariann Edgar Budde, que conduzia a cerimônia. Em seu discurso, ela pediu para o presidente ter misericórdia com a população LGBTQIA+ e os imigrantes do país.
Em poucos dias de mandato, Trump já revogou muitos decretos e criou novas normas. Só para citar alguns exemplos: tirou os EUA da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Acordo de Paris e acabou com programas de diversidade no governo federal. O republicano também tentou acabar com o direito à cidadania por nascença no território, mas essa ordem está passando por uma batalha na Justiça.
O presidente cumpre com as promessas que fez no seu primeiro discurso. Com base nas suas falas, podemos esperar também uma economia protecionista, medidas fortes contra imigrantes e a ampliação do uso do petróleo.
É do Brasil!
Por outro lado, a semana se encerra com grande alegria para os brasileiros. Isso porque o filme "Ainda Estou Aqui" recebeu três indicações ao Oscar 2025: o longa concorre ao prêmio de Melhor Filme Internacional, e, pela primeira vez na história, Melhor Filme. Fernanda Torres, repetindo os passos da sua mãe, foi indicada ao prêmio de Melhor Atriz.
A premiação acontece no dia 2 de março, um domingo, a partir das nove horas da noite no horário de Brasília. Até lá, o país vai ficar na torcida.
Ver essa foto no Instagram