Script = https://s1.trrsf.com/update-1737639310/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

'Prisão do general Braga Netto era esperada', diz ministro

17 dez 2024 - 15h05
Compartilhar
Exibir comentários

Durante entrevista coletiva, o ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, falou sobre a prisão do general da reserva Walter Braga Netto. Para Mucio, a detenção era esperada. No entanto, revelou que "os militares estão constrangidos".

José Mucio comenta prisão de Braga Netto
José Mucio comenta prisão de Braga Netto
Foto: Agência Brasil / Paulo Pinto / Perfil Brasil

A declaração foi feita em visita ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva em sua casa no bairro de Pinheiros, na capital paulista. Segundo ele, Lula está ótimo e se movimentando.

"Ele queria saber como estava o ambiente nas Forças [Armadas]. Evidentemente que isso era uma coisa que já se esperava. Há um constrangimento ao espírito de corpo de cada força, mas já se esperava. Nós desejamos que todos esses que estão envolvidos respondam à Justiça", disse Mucio.

No entanto,  ressaltou que o clima nas Forças Armadas está bem. "Quer dizer, como eu disse, estão constrangidas, eram colegas, estudaram juntos. É o primeiro general quatro estrelas que é detido no Exército, mas não foi surpresa para ninguém."

O ministro defendeu que não haja generalização do exército devido ao envolvimento de alguns militares no esquema golpista: "Cada um entrou nisso com seu CPF e a gente tem que preservar o CNPJ das três Forças", disse. "Ele [Braga Netto] tem muitos colegas, está preso, mas não foi surpresa para absolutamente ninguém, estamos torcendo para que tudo isso passe", concluiu o ministro.

José Mucio sobre o PL do Militares

Em relação ao PL dos Militares, Mucio afirmou que não tem mais muito o que discutir. "Vai para o plenário [da Câmara] e depois nós vamos nos adaptar".

Por fim, afirmou que a dificuldade de mexer com aposentadoria militar é que a promoção na carreira é como procissão. "Se parar um na frente, para tudo atrás". Atualmente, não há idade mínima para aposentadoria de militares. O  PL estabelece a idade mínima em 55 anos, com aplicação da nova regra, a partir de janeiro de 2032.

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade