Procergs restabelece data center e sistemas informatizados do Estado voltam a operar
Sistemas do Estado devem ser reativados após religamento do data center afetado por alagamentos
O governo do Estado iniciou, no último sábado (25), o processo de reativação do data center da Procergs, que foi desligado preventivamente em 6 de maio devido aos alagamentos que atingiram a sede da companhia na região central de Porto Alegre. Com a conclusão do trabalho de religamento neste domingo (26), os sistemas informatizados do Estado que estavam fora do ar devem voltar a funcionar nesta segunda-feira (27).
Sob a coordenação da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), o processo envolveu a montagem de grandes estruturas elétricas alternativas, incluindo três geradores de grande porte (2200 Kw), nove toneladas de cabos e um novo sistema de no break com 13 toneladas de equipamentos, todos instalados em um ambiente elevado a seis metros de altura.
Processo de religamento da Procergs envolve múltiplas etapas
Infraestrutura elétrica e eletrônica restabelecidas para reativação dos serviços
O processo de religamento da Procergs foi extenso e complexo, dividido em três grandes etapas: religação da infraestrutura elétrica e térmica, religação da infraestrutura eletrônica e reativação dos sistemas e serviços.
Na primeira etapa, quase 50 profissionais, entre engenheiros e técnicos eletricistas, trabalharam durante toda a madrugada para restabelecer a energia no sábado. A segunda etapa, que está em curso, envolve a religação dos equipamentos de tecnologia de informação e comunicação, que compõem o data center com mais de 4 mil itens. A etapa final será a reativação dos sistemas e serviços, com a participação de mais de 600 profissionais divididos em seis equipes.
Durante o desligamento, grande parte dos serviços essenciais permaneceu ativa em infraestruturas paralelas, como o ambiente de disaster recovery da Procergs e o ambiente de nuvem (cloud). A Procergs gerencia mais de 900 sistemas que desempenham diversas funções na administração pública.