Programa ABVTEX é reconhecido pelas boas práticas na cadeia de fornecimento têxtil e de calçados
Os reconhecimentos à iniciativa de responsabilidade social são concedidos em virtude da atuação relevante à dignidade humana
A ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil), entidade que representa cerca de 90 grandes marcas do varejo de moda, conquistou dois importantes reconhecimentos públicos à sua iniciativa de responsabilidade social, o Programa ABVTEX de boas práticas na cadeia de fornecimento do varejo de vestuário e calçados.
O case "Programa ABVTEX - Implantando o fornecimento responsável na cadeia têxtil e de calçados" ficou com o 1º lugar do Prêmio Direitos Humanos 2018, na categoria Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, na premiação concedida pelo Governo Federal, por meio do Ministério dos Direitos Humanos. No início de novembro, o Programa já havia recebido o Selo de Direitos Humanos e Diversidade da Prefeitura de São Paulo.
Para Edmundo Lima, diretor executivo da ABVTEX, este tipo de reconhecimento é muito importante para a entidade continuar a trilhar o caminho da valorização dos trabalhadores e respeito à dignidade humana, tendo como foco o combate ao trabalho análogo escravo, infantil ou de estrangeiro irregular na cadeia de fornecimento da moda. "Temos motivos de sobra para comemorar os frutos do relevante trabalho realizado ao longo dos anos de implantação do Programa. Hoje, a grande discussão nos fóruns nacionais e internacionais gira em torno das boas práticas e respeito às relações de trabalho e ao meio ambiente. As varejistas associadas à ABVTEX uniram-se contra a precarização do trabalho no monitoramento dos fornecedores e em prol do desenvolvimento socioambiental", enfatiza.
O Programa ABVTEX foi lançado em 2010. Mais recentemente, ampliou seu caráter inclusivo abrindo adesões entre empresas fornecedoras e suas subcontratados que ainda não fornecem às associadas justamente para fazerem parte deste grande movimento da sustentabilidade na moda e se beneficiarem das oportunidades de crescimento que o Programa proporciona. Desde sua criação, foram realizadas 30.048 auditorias com 3.902 empresas certificadas no momento, beneficiando diretamente 349.326 trabalhadores formais com seus direitos garantidos.
A despeito dos desafios encontrados pela cadeia de valor para adotar as regras de governança, a maior parte sente a diferença positiva no ambiente interno e nas relações com os trabalhadores. Portanto, o Programa ABVTEX vem transformando a realidade da cadeia de valor da moda brasileira. "A iniciativa vem criando um novo ambiente nos aspectos de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental entre o varejo e seus fornecedores, em benefício de toda a cadeia formada pelas redes varejistas, fornecedores e um consumidor cada vez mais consciente e preocupado com a forma com que são produzidas as peças de roupa e calçados que utiliza", ressalta Lima.
Website: https://www.abvtex.org.br