Programa pioneiro "Fábrica Aberta" da Unipar Carbocloro é finalista no mais prestigioso prêmio internacional da indústria química
O Programa Fábrica Aberta da Unipar Carbocloro está entre os sete finalistas de um dos prêmios internacionais mais importantes da indústria química. O "IChemE Global Awards" é promovido pelo Instituto de Engenheiros Químicos (IChemE, na sigla em inglês), associação internacional com mais de 44 mil membros em 120 países, que premia anualmente as iniciativas em inovação e excelência na indústria química pelo mundo.
O programa da Unipar Carbocloro está concorrendo na categoria "Treinamento e Desenvolvimento" ao lado de outros seis projetos de peso. Estão na disputa iniciativas de educação e de certificação de universidades britânicas, como as renomadas Cambridge e Sheffield, além das empresas Shell, Nestlé, Procter & Gamble, entre outras.
Os vencedores serão anunciados em 3 de novembro, em uma cerimônia na cidade de Manchester, na Inglaterra. O prêmio existe há 22 anos e, nesta edição, contou com mais de 500 inscritos. Entre os finalistas das 16 categorias da edição de 2016 estão projetos de 26 países. Airton Andrade, diretor Industrial da Unipar Carbocloro, comemora o reconhecimento do Programa Fábrica Aberta que, desde 1985, já recebeu mais de 105 mil pessoas em visitas gratuitas disponíveis todos os dias do ano.
"Representar o Brasil neste prêmio internacional é um orgulho para nós. O Programa Fábrica Aberta foi pioneiro no país, 30 anos atrás, e hoje é um modelo para outras empresas. Estar entre os finalistas já é uma grande vitória. Vemos como uma oportunidade de mostrar ao mundo que é possível ter ideias inovadoras para promover transparência e interação entre a indústria e seus públicos internos e externos", afirma Airton.
No Programa Fábrica Aberta os visitantes conhecem os processos de fabricação de produtos como o cloro e a soda cáustica, as medidas de segurança e as práticas voltadas à preocupação ambiental da Unipar Carbocloro. O tour gratuito dura em torno de duas horas e meia e inclui a área externa da fábrica, onde a vegetação nativa ocupa 650 mil metros quadrados, com viveiros de animais silvestres e aquários. A atração faz parte inclusive do roteiro turístico da Costa da Mata Atlântica publicado no catálogo do Sebrae-SP.
Para saber mais sobre o programa e agendar uma visita online os interessados podem acessar o site www.fabricaaberta.com.br ou visitar o Facebook em www.facebook.com/fabricaaberta. As visitas são disponíveis para pessoas a partir de 15 anos de idade.