Proliferação de algas deixa Lagoa dos Patos com coloração verde escura em Tapes
Fenômeno é causado pelo aumento de microalgas durante o verão e requer cautela dos banhistas
A Lagoa dos Patos, localizada em Tapes, no Rio Grande do Sul, apresentou uma coloração verde escura no último final de semana, surpreendendo moradores e visitantes. O fenômeno é resultado da proliferação excessiva de microalgas, favorecida pelo calor intenso e pela alta luminosidade, comuns nesta época do ano.
Carlos Mendes, professor do Instituto de Oceanografia da Universidade Federal de Rio Grande (Furg), explicou que essas condições criam o ambiente ideal para o crescimento das algas, tornando a água densa e com aspecto espesso, semelhante a tinta.
Riscos e precauções
Embora a água aquecida possa parecer atraente, especialistas e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Tapes alertam para evitar o contato direto. Amostras foram coletadas para análise na Furg, pois algumas espécies de algas podem causar irritações na pele, além de sintomas como náuseas e vômitos.
De acordo com a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), partes da lagoa foram classificadas como impróprias para banho devido à presença de cianobactérias em níveis acima dos permitidos. Apesar de esses episódios geralmente durarem menos de uma semana, os banhistas devem seguir as recomendações das autoridades locais para garantir a segurança.
Nota da Fepam
"A Fundação Estadual de Proteção Ambiental informa que, de acordo com o quinto boletim do Projeto Balneabilidade, divulgado na última sexta-feira (17/01), o ponto analisado na Praia do Pinvest, em Tapes, apresentou resultado dentro do limite de 50 mil células/ml de cianobactérias, e estava próprio para banho. O mesmo status foi verificado nos cinco primeiros boletins do Balneabilidade 2024-2025.
Já a análise da água da Praia do Rebelo, também em Tapes, apontou alta concentração de cianobactérias e está imprópria, de acordo com o último boletim divulgado.
A coleta desta semana, que nesses pontos sempre é realizada pela Corsan/Aegeas, irá verificar se houve alteração no status.
Além dos resultados de próprio ou impróprio, a Fepam também divulga, semanalmente, orientações e cuidados que os banhistas devem estar atentos, entre eles, sobre a presença de algas na água.
Recomendações aos banhistas:
Entre na água apenas em local com condição PRÓPRIA para o banho.
Evite tomar banho em época chuvosa, nas primeiras 24 horas após chuvas intensas, em períodos de cheia dos rios ou em canais pluviais, saídas de córregos ou rios que afluem nas praias, pois as águas podem estar contaminadas por esgotos domésticos.
Não tome banho em locais com concentração de algas, pois podem conter toxinas prejudiciais à saúde.
Atenção especial com crianças, idosos e pessoas com baixa imunidade".