PT prepara José Dirceu como candidato à Câmara dos Deputados
Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu extinguir a pena do petista em uma condenação por corrupção passiva relacionada à operação Lava Jato
O ex-ministro José Dirceu é uma das apostas do Partido dos Trabalhadores (PT) para à Câmara dos Deputados. A sigla tem acompanhado os recursos do político na Justiça para que, caso vitorioso, ele possa se lançar candidato nas eleições de 2026.
Dirceu tem participado com frequência das articulações por palanques municipais em apoio ao PT e também para eleger Edinho Silva para o comando do partido em substituição a Gleisi Hoffmann.
O petista é um dos maiores líderes da história do partido. Dirceu foi ministro da Casa Civil no primeiro governo Lula, de 2003 a 2005, até ter seu mandato cassado pelo plenário da Câmara no auge do escândalo do mensalão. Posteriormente, ele foi condenado duas vezes por Sergio Moro no âmbito da operação Lava Jato.
No mês passado, Dirceu participou de uma sessão especial do Senado em celebração à democracia brasileira, marcando sua volta ao Congresso Nacional após 19 anos.
STF derrubou condenação de Dirceu por corrupção
Nesta terça-feira (21), a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu extinguir a pena de Dirceu em uma condenação por corrupção passiva relacionada à operação Lava Jato.
Dirceu afirmou que merece voltar à Câmara dos Deputados "por justiça, se o mandato lhe for concedido pelo povo de São Paulo".
Porém, qualquer decisão sobre sua candidatura só será tomada após as eleições municipais deste ano e a renovação da presidência do PT, prevista para 2025. Dessa forma, o partido só definirá sua candidatura no segundo semestre de 2025.