Script = https://s1.trrsf.com/update-1734029710/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Quais são as duas palavras que existem em todas as línguas?

16 dez 2024 - 12h55
Compartilhar
Exibir comentários

Os idiomas não são apenas meios de comunicação - são também reflexos das culturas e histórias dos povos que os falam. Cada língua evolui com suas próprias características, ao mesmo tempo em que compartilha elementos com outras. Essa dinâmica de similaridade e particularidade foi destacada em um recente estudo liderado pela Universidade de East Anglia, que revelou elementos e palavras comuns entre diversas línguas do mundo.

Recorrência de palavras que são pronomes demonstrativos aparece em todas as línguas, segundo estudo
Recorrência de palavras que são pronomes demonstrativos aparece em todas as línguas, segundo estudo
Foto: depositphotos.com / ivosar / Perfil Brasil

O foco da pesquisa recaiu sobre pronomes demonstrativos, palavras que são recursos linguísticos essenciais para indicar e localizar objetos no espaço. Ao investigar mais de mil falantes de 29 idiomas diferentes, os pesquisadores buscaram entender como essas palavras são utilizadas universalmente. A investigação trouxe à tona descobertas que ajudam a compreender melhor a essência dos idiomas.

Qual é a importância dos pronomes demonstrativos?

Os pronomes demonstrativos, como "isto" e "aquilo", são essenciais para a comunicação diária. Eles não só ajudam a localizar objetos no espaço de conversa mas também desempenham um papel significativo na construção do significado exato nas interações verbais. Apesar de suas variantes em várias línguas, esses pronomes têm funções similares em todos os idiomas analisados no estudo.

Como os pesquisadores conduziram o estudo das palavras?

O estudo foi conduzido por uma equipe internacional de pesquisadores, incluindo colaboradores de renomadas instituições como a Universidade de Aarhus e a Universidade de Buffalo. Esses especialistas analisaram 29 línguas, abrangendo uma variedade de tradições linguísticas, incluindo inglês, espanhol, mandarim, e tzeltal, entre outros. O objetivo era determinar se havia um padrão universal na utilização de pronomes demonstrativos entre essas línguas aparentemente diversas.

Quais foram as descobertas?

O estudo revelou que, independentemente da língua, há uma tendência comum de utilizar pronomes demonstrativos para demarcar objetos acessíveis ou inatingíveis. Isso corrobora a existência de um mapa universal relativo a objetos no espaço que é representado por palavras derivadas de termos semelhantes a "isto" e "aquilo". Essas descobertas demonstram que, a despeito das diferenças culturais e linguísticas, as bases para indicar posição espacial são mais similares do que se pensava inicialmente.

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade