Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Qual poderio militar do Irã? Saiba mais

O país ocupa a 14ª posição no ranking global de forças militares em 2024, de acordo com levantamento do Global Fire Power; as Forças Armadas possuem um contingente total de 650 mil soldados

2 out 2024 - 08h19
(atualizado às 08h22)
Compartilhar
Exibir comentários

Segundo o levantamento do Global Fire Power, o Irã ocupa a 14ª posição no ranking global de forças militares em 2024. Este ranking é baseado em mais de 60 fatores e inclui 145 países. Israel, por sua vez, está na 17ª posição. De acordo com o Instituto Internacional de Estudos Estratégicos, o Irã conta com 650 mil militares.

Foto: depositphotos.com / Studioclover / Perfil Brasil

O ataque iraniano a Israel nesta terça-feira (1º) elevou a tensão no Oriente Médio, poucas horas após as tropas israelenses iniciarem uma incursão terrestre no Líbano. Apesar de viver sob sanções há anos, o Irã se destaca como uma das 15 principais potências militares do mundo.

Força Militar do Irã

O Irã possui uma estrutura militar singular. A Força Aérea e a Marinha não operam como braços separados; ambas estão subordinadas ao Exército. A Guarda Revolucionária Iraniana, responsável por 190 mil desses combatentes, é considerada a força militar de maior autoridade do país. No total, o país possui:

  • 1.996 tanques;
  • 551 aeronaves na Força Aérea;
  • 101 embarcações na Força Naval

Capacidades dos mísseis iranianos

Os mísseis são a peça-chave da capacidade militar do Irã. Relatórios mostram que o país tem uma variedade de mísseis de curto e médio alcance, capazes de atingir tanto Israel quanto bases militares dos EUA na região do Oriente Médio e partes da Europa. Alguns modelos de destaque incluem:

  • Fateh-110, com 300 km de alcance máximo;
  • Fateh-313, com 500 km de alcance máximo;
  • Kheibar Shekan, com 1.500 km de alcance máximo;
  • Sejjil, com 2.000 km de alcance máximo;
  • Somar, com alcance máximo entre 2.000 e 3.000 km.

Armas não convencionais

Apesar das sanções, o Irã continua a investir em armamentos não convencionais. O país tem recursos para operar drones, como os utilizados no ataque recente a Israel. Além disso, acredita-se que o Corpo Revolucionário da Guarda Islâmica tenha um comando cibernético dedicado à espionagem comercial e militar.

Oficialmente, o Irã não possui armas nucleares. No entanto, a Arms Control Association afirma que, embora o Irã ainda não possua essas armas, o país já teria a plataforma necessária para o lançamento de bombas nucleares. A quantidade de urânio enriquecido necessária para fabricar tais armas está perto de ser atingida.

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade