Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Qualidade do ar pode impactar a saúde de pessoas vulneráveis

Estudo revela que ambientes internos podem ser tão poluídos quanto os externos. Causa está relacionada a pouca ventilação, fumaça de tabaco, tipos de fogões usados para cozinhar, entre outros

7 ago 2024 - 15h52
Compartilhar
Exibir comentários

Um estudo publicado pela revista Referências em Saúde, da Faculdade Estácio de Sá do estado de Goiás, que compilou artigos científicos sobre a qualidade do ar em ambientes fechados e suas implicações à saúde humana, constatou que esses locais podem ser tão poluídos quanto os ambientes externos, atingindo, principalmente, grupos com baixa renda, sem estudos e imigrantes.

Foto: Image by Freepik / DINO

O levantamento mostra ainda que as causas dessa poluição estão relacionadas a fatores como pouca ventilação, fumaça de tabaco, tipos de fogões usados para cozinhar, aquecedores, aglomeração, combustíveis de biomassa e combustíveis fósseis, que contribuem para a liberação de poluentes e/ou contaminantes.

De acordo com Vinícius Finavaro, farmacêutico e sócio-proprietário da SP Serviços, empresa que realiza limpeza de estofados e dedetização, esses fatores, em elevadas concentrações ou repetidas exposições, podem causar uma série de problemas de saúde, afetando desde as vias respiratórias até o sistema imunológico. 

"A exposição a poluentes do ar interior pode desencadear ou agravar doenças como asma, rinite alérgica, bronquite e pneumonia, além de causar sintomas como coceira, vermelhidão e lacrimejamento", afirma.

A fim de promover a conscientização em todas as camadas da sociedade sobre a importância de um ambiente com ar livre de poluição, organizações não governamentais e representantes da sociedade em diversas áreas do conhecimento e campos profissionais criaram o Plano Nacional da Qualidade do Ar Interno (PNQAI). O objetivo é promover a saúde e o bem-estar da população aos diversos ambientes fechados, sejam estes com fins de trabalho, estudo, hospitalar, compras, lazer ou mesmo moradia.

Finavaro avalia que tanto os estudos quanto o PNQAI são relevantes, pois informam a população e os profissionais da saúde sobre a importância da qualidade do ar. 

"A criação de políticas públicas para melhorar a qualidade do ar em ambientes fechados ajuda a prevenir doenças respiratórias e outras complicações de saúde, além de mobilizar a sociedade para agir em prol de um ar mais limpo e saudável. Ou seja, são passos importantes para garantir um futuro mais saudável para todos".

Para saber mais, basta acessar: https://splavagemeimpermeabilizacao.com/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade