Quem é Yamandú Orsi, presidente eleito do Uruguai?
Yamandú Orsi é o novo presidente do Uruguai, após vencer o segundo turno neste domingo (24). Aos 57 anos, Orsi possui uma trajetória marcada por sua experiência como professor de história e ex-governador do departamento de Canelones, o segundo mais populoso do país.
Durante a campanha eleitoral, ele foi uma figura de oposição ao atual governo, presidido por Luis Lacalle Pou, e contou com o apoio do ex-presidente José Pepe Mujica.
Orsi, da Frente Ampla - de esquerda - obteve 49,3% dos votos e seu adversário, o conservador Álvaro Delgado, foi derrotado com 46,4% de apoio entre os eleitores.
Orsi destacou-se por tocar em temas importantes como a causa ambiental, o apoio aos pequenos produtores e a inclusão social. Além disso, ele prometeu manter uma política baseada no diálogo, garantindo que não faria mudanças radicais no país caso fosse eleito.
Propostas de Yamandú Orsi
Uma das promessas centrais de Orsi é a preservação ambiental. Ele pretende implantar políticas que incentivem práticas sustentáveis e promovam a conscientização ecológica.
Outro compromisso é com os pequenos produtores, buscando oferecer apoio e condições favoráveis para que esses trabalhadores possam prosperar. A inclusão social também é uma prioridade, com medidas destinadas a reduzir as desigualdades.
Estilo de vida simples
Assim como Mujica, Yamandú Orsi opta por um estilo de vida sem luxo. Em suas declarações, ele mencionou que não pretende morar no Palácio Estévez, a residência oficial dos chefes de Estado do Uruguai. Orsi expressou sua preferência pela vida no campo, valorizando a simplicidade e a proximidade com a natureza.
Orsi nasceu em zona rural do departamento de Canelones. Ele viveu em uma casa sem luz por parte da vida e estudou em uma escola pública da cidade. Ex-professor de história, ele se formou em 1991 e lecionou em escolas de Ensino Médio do interior até 2005, quando iniciou sua carreira no governo de Canelones.
Ele aderiu ao Movimento de Participação Popular, fundado por Mujica, em 1989. Quando jovem, ele cuidava da loja de seus pais, foi coroinha na Igreja Católica e dançarino de folclore. O presidente eleito foi casado duas vezes: da sua relação mais recente, nasceram seus filhos gêmeos de 11 anos.
Lula cumprimente Orsi
A eleição de Orsi foi bem recebida por líderes de diversos países, incluindo o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva.
Em sua mensagem, Lula destacou a importância da vitória para toda a América Latina e a expectativa de colaboração entre Brasil e Uruguai em fóruns como o Mercosul.
O apoio de Lula reflete o desejo de permanecer fortalecendo laços e cooperação na região, em busca de um desenvolvimento justo, sustentável e integrado. A eleição de Orsi chega como um sinal positivo para aqueles que anseiam por mudanças e diálogo contínuo entre os países latino-americanos.
Quero congratular o povo uruguaio pela realização de eleições democráticas e pacíficas e, em especial, o presidente eleito @OrsiYamandu, a Frente Ampla e meu amigo Pepe Mujica pela vitória no pleito de hoje. Essa é uma vitória de toda a América Latina e do Caribe. Brasil e…
— Lula (@LulaOficial) November 25, 2024