Script = https://s1.trrsf.com/update-1742912109/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Quem foi Fuad Noman, prefeito de Belo Horizonte, que faleceu aos 77 anos?

26 mar 2025 - 13h39
(atualizado às 15h55)
Compartilhar
Exibir comentários

Fuad Noman morreu nesta quarta-feira (26), em Belo Horizonte, aos 77 anos. O prefeito estava internado desde 3 de janeiro no hospital Mater Dei, onde tratava uma insuficiência respiratória. Ele sofreu uma parada cardiorrespiratória na noite de terça-feira (25) e não resistiu. Deixa a esposa, Mônica Drummond, com quem era casado há 52 anos, dois filhos e quatro netos.

Fuad Noman morreu nesta quarta
Fuad Noman morreu nesta quarta
Foto: feira (26), em Belo Horizonte - Reprodução/Facebook Fuad Noman / Perfil Brasil

Ao longo da internação, Fuad alternou entre momentos de melhora e agravamento do quadro clínico. Saiu da UTI, chegou a respirar sem ajuda de aparelhos, mas voltou a ter complicações. A fragilidade era consequência de problemas sucessivos enfrentados nos últimos meses, entre eles pneumonia e neuropatia. Ele já havia superado um câncer, o que o tornava mais vulnerável a infecções.

Com a morte de Fuad, Álvaro Damião, que já exercia a função interinamente desde janeiro, assume de forma definitiva a prefeitura. Ele é filiado ao União Brasil e era o vice na chapa que venceu as eleições municipais.

Eleição marcada pela superação

Em outubro, Fuad Noman foi reeleito prefeito de Belo Horizonte. Passou a maior parte da campanha em tratamento contra um linfoma abdominal, tipo de câncer no sangue. Às vésperas da votação, anunciou a remissão total da doença. Mesmo com baixa intenção de votos no início, chegou ao segundo turno e derrotou o adversário Bruno Engler, com uma imagem pública associada à serenidade e ao uso de suspensórios.

Aos 77 anos, disputou sua primeira eleição como candidato principal. Tornou-se o prefeito de capital mais velho do país. "Vou terminar meu mandato com quase 81 anos, e não faz sentido procurar mais aventuras como essa. Espero ter saúde para conseguir concluir o mandato e fazer o que tem de ser feito. Depois, vou para casa", declarou em entrevista ao GLOBO, no dia seguinte à vitória.

Dois dias antes de sua última internação, participou da cerimônia de posse à distância. Não pôde estar presente por orientação médica, mas enviou uma mensagem lida pelo vice-prefeito Álvaro Damião, em que dizia estar "pronto para essa nova batalha do segundo mandato".

Quem foi Fuad Noman?

Servidor de carreira do Banco Central, Fuad construiu trajetória no setor público, passando por órgãos como o Tesouro Nacional e o Banco do Brasil. A entrada na política ocorreu em 2003, a convite do então governador Aécio Neves, que o nomeou secretário de Fazenda. Depois, no governo Antônio Anastasia, assumiu as pastas de Obras e a presidência da Gasmig.

Em 2012, decidiu se aposentar e foi viver em um sítio com a família. A tranquilidade durou pouco. Acabou convencido por Anastasia a colaborar com a transição de governo de Alexandre Kalil. Quando Kalil venceu, convidou Fuad para ser secretário de Fazenda e, depois, seu vice. Em 2022, com a renúncia de Kalil, assumiu a prefeitura.

A vitória na eleição seguinte foi o ponto alto de uma carreira pública de 55 anos, iniciada longe das urnas e finalizada no cargo que ele mais valorizava.

Perfil Brasil
Compartilhar
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade