Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Quem foi Washington Olivetto, publicitário que morreu aos 73 anos?

Ganhador de vários prêmios internacionais, Olivetto é o único profissional da área fora do mundo anglo-saxão a ser incluído no Hall of Fame do The One Club de Nova York e a receber o prêmio Lifetime Achievement do Clio Awards

14 out 2024 - 08h47
Compartilhar
Exibir comentários

O publicitário Washington Olivetto faleceu neste domingo (13), aos 73 anos, no Rio de Janeiro. Considerado um dos grandes nomes da publicidade brasileira, Olivetto foi responsável por algumas das campanhas mais marcantes do cenário nacional, além de ter colecionado inúmeros prêmios ao longo de sua carreira. Suas criações mais conhecidas incluem o casal Unibanco, o garoto Bombril e a Democracia Corintiana.

Washington Olivetto, publicitário vencedor de vários prêmios internacionais, era corintiano "roxo"
Washington Olivetto, publicitário vencedor de vários prêmios internacionais, era corintiano "roxo"
Foto: Reprodução / Perfil Brasil

Washington Olivetto esteve internado durante quase cinco meses no hospital Copa Star, localizado na capital fluminense, devido a complicações pulmonares. A morte foi confirmada às 17h15, causada pela falência múltipla de órgãos. O publicitário deixa três filhos: Homero, Antônia e Theo.

Washington Olivetto: trajetória na publicidade

Descendente de italianos de Ligúria, Olivetto nasceu na Lapa, zona oeste de São Paulo. Desde jovem, foi influenciado por seu pai, um vendedor, que o inspirou a seguir a carreira na publicidade. Em 1969, aos 18 anos, iniciou sua jornada profissional como redator em uma agência de publicidade, um marco que se seguiu a um curioso evento quando o pneu de seu carro furou em frente à empresa.

Olivetto não apenas emergiu como um talentoso criador de campanhas, mas também foi reconhecido mundialmente, ganhando mais de 50 Leões no Festival de Publicidade de Cannes. Entre suas criações destacam-se "Garoto Bombril" e "Meu primeiro sutiã" para a Valisère. Em 1980, fundou a WBrasil, solidificando ainda mais seu legado.

Sequestro

Em 2001, foi sequestrado perto de sua casa, em Higienópolis, na região central de São Paulo, por um grupo de chilenos e argentinos, que planejava a ação ao longo de 10 meses. Somente após 53 dias, Olivetto se viu livre do cativeiro.

Reconhecimento internacional e legado

Olivetto foi o único publicitário de fora do mundo anglo-saxão a ser incluído no Hall of Fame do The One Club de Nova York e a receber o prêmio Lifetime Achievement do Clio Awards, dois dos prêmios mais cobiçados no universo publicitário. Durante sua carreira, ele também passou por agências renomadas como DPZ e WMcCann.

Contribuições para o esporte e cultura

Fervoroso torcedor do Corinthians, Washington Olivetto dedicou parte de sua carreira ao movimento Democracia Corintiana durante os anos 1980, de que foi um dos fundadores. Além do marketing esportivo, Olivetto também se destacou como escritor, com obras dedicadas ao Corinthians, como "Corinthians x Outros" e "Corinthians É Preto no Branco". Em 2013, a escola de samba Gaviões da Fiel homenageou seu impacto no mundo da publicidade e sua forte ligação com o clube em seu desfile de Carnaval.

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade