Renata Di Carmo, atriz e roteirista, com a cara e a escrita na televisão e no teatro
Talento é o que não falta a Renata Di Carmo, atriz e roteirista, que segue conquistando seu espaço no teatro, no cinema e na televisão. Após a novela 'Haja Coração', 'Rock Story' será sua nova participação em folhetim na TV Globo. No palco, seu personagem é uma contadora de história na peça "Feliz Ano Novo, de Novo" com concepção, texto e direção de Paula Wenke, em cartaz no Teatro Maria Clara Machado, até outubro.
A montagem é dedicada aos deficientes visuais, mas quem não for, ficará na plateia de olhos vendados. O espetáculo conta a trajetória de Gabriel, um adolescente apaixonado que, ao buscar um poema para sua amada, descobre uma história secreta de seu pai.
A roteirista começou na Globo antes da atriz, que não perde a oportunidade de mostrar seu trabalho na televisão. Na novela 'Haja Coração' ela participou da cena numa igreja durante curso de noivos de Tancinha (Mariana Ximenes) e Apolo (Malvino Salvador). Os dois começam a discutir e a noiva diante da palestra do padre arma o maior barraco, exatamente um bate-boca cômico com o casal sentado ao lado(Renata Di Carmo e Jardeson Fialho).
Para a próxima novela global das sete horas, que tem previsão de estreia em novembro, a atriz gravou com a protagonista Nathália Dill, que faz a Júlia, uma das gêmeas da trama de Ana Maria Nascimento. Nos primeiros capítulos, ela é presa por tráfico international de drogas pelos policiais federais (Sílvia Carvalho, Renata Di Carmo e Lawrence Câmara).
O teatro é a praia de Renata Di Carmo que aos 13 anos de idade encenava sua primeira peça "O Camaleão Azul", de Maria Clara Machado, sem saber que um dia estaria em cartaz no espaço que leva o nome dessa autora e atriz veterana que se dedicou aos textos infantis. Fez 'Capitães de Areia", direção de Pedro Vasconcellos e continuou atuando em outras produções teatrais como "O que estraga é a convivência", "O Auto da Barca do Inferno", "O Sonho", "Pluft, o fantasminha", "Bandidas" e "Nível 6". Também no teatro, foi autora-colaboradora do espetáculo "Escolinha do Professor Raimundo", de Chico Anísio, que migrou por algum tempo da telinha para o palco.
Seu destaque como atriz na TV Globo foi ao integrar o elenco das novelas. O público não se esquece de sua cena emocionada em "Mulheres Apaixonadas", aos prantos dando exemplo de mulheres em início de tratamento no grupo MADA - Mulheres que Amam demais Anônimas. E por falar em emoção, Renata guarda uma lembrança com carinho, a novela "Desejos de Mulher" que fez do início ao fim sendo a Kátia, empregada do personagem do saudoso Hugo Carvana, o Atílio. Durante a trama, o patrão rico e solitário pede a empregada em casamento e prevê sua morte antes dela por ser mais jovem.
_ A novela para mim foi um grande presente do autor Euclydes Marinho. Primeiro porque no final da novela minha personagem acabou casando com o personagem do Carvana e isso não estava previsto. E segundo, trabalhar com ele era inspirador devido à sua importância para a história da TV e do cinema brasileiro. Ao mesmo tempo ele era um homem descontraído no set. Desejos de Mulher também me deu a oportunidade de gravar com Regina Duarte e Glória Pires, de poder vê-las trabalhando. Lembro até hoje no último dia de gravação, as palavras da Glória Pires para mim: "eu tenho certeza que a gente vai se ver de novo, você vai continuar trabalhando".
As palavras dela soaram como um elogio para Renata, que ainda não voltou a contracenar com a atriz mas continua a perseverar na profissão. Na mesma emissora Di Carmo fez a novela "Cabocla"(Ruth), ao lado de Reginaldo Faria e Daniel de Oliveira. Depois veio a comédia no Zorra Total/Metrô Zorra Brasil"(Emengarda). Para o humorístico trabalhou como atriz e roteirista escrevendo diversos quadros da primeira temporada do programa que está reprisando no Canal Viva, quartas às 21h45.
_Tive o prazer de escrever para alguns "monstros do humor" como Rogério Cardoso, Francisco Milani, Nair Bello, Chico Anísio e Lúcio Mauro. Escrevi também para a Escolinha do Professor Raimundo na TV, quando foi exibida junto ao Zorra. A mesma equipe escrevia para os dois programas - lembra Renata. Outro seu trabalho que está na reprise é a série "Canal Saúde" pela TV Brasil.
A atriz também atuou em publicidades para o Brasil e para exterior, entre as quais comerciais estão "Postos BR", "Jornal o Globo", "Wrigley's", "Telefônica Celular". No cinema, colaborou no roteiro do longa-metragem "Atabaque Nzinga", premiado em festivais nacionais e internacionais, além de atuar em "Transeunte", de Erik Rocha, também premiado em festivais internacionais.
Vem novos projetos por aí! Na área de cinema, literatura e teatro. Ela que é formada em Artes Cênicas (UNIRIO), Cinema (UNESA) e Jornalismo (UNESA), pós-graduada em Telejornalismo (UNESA), finaliza o curta-metragem "Safári". Assina o roteiro e direção, além de estar no elenco. Em breve lançara dois livros, um infantojuvenil e outro adulto, resultado de concursos que ganhou pela editora Uirapuru. "Em novembro vou fazer o espetáculo "Shakespeare é Brasileiro", uma parceria da diretora americana Rebeca Clark com "Os Ciclomáticos Cia de Teatro", disse a atriz, que atualmente dá aulas de teatro e de interpretação para a TV & Cinema no Teatro de Bolso (RJ).
Algumas cenas na tevê
MULHERES APAIXONADAS(2003)
https://www.youtube.com/watch?v=nsaEpV3iHhg
HAJA CORAÇÃO (2016)
https://globoplay.globo.com/v/5157134/
ZORRA TOTAL/ METRÔ BRASIL(2011)
https://www.youtube.com/watch?v=DveqRuSBUE4