Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Reportagem da Band com Boechat foi editada para promover produto sem registro na Anvisa

6 jul 2022 - 15h40
Compartilhar
Exibir comentários

O Jornal da Band não noticiou um tratamento para diabetes chamado Evo Control, como dizem postagens nas redes sociais (veja aqui). O vídeo compartilhado é editado para inserir imagens do suplemento em uma reportagem real, que falava sobre transplante de células do pâncreas. A página para a qual a postagem é direcionada também é falsa: simula uma reportagem do G1, que nunca publicou notícia sobre o produto. O Evo Control não é autorizado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para tratar diabetes.

As peças de desinformação contam com ao menos 1.997 compartilhamentos no Facebook nesta quarta-feira (6).

Selo falso

Trecho de Jornal da Band é usado para simular divulgação de suposto medicamento contra diabetes
Trecho de Jornal da Band é usado para simular divulgação de suposto medicamento contra diabetes
Foto: Aos Fatos

Uma reportagem do Jornal da Band apresentada pelo jornalista Ricardo Boechat (1952-2019) é usada de forma enganosa para promover um suposto medicamento contra diabetes, chamado Evo Control. Nas imagens originais, publicadas em junho de 2017, Boechat faz a introdução de uma reportagem sobre transplante de células do pâncreas para o fígado de pacientes diabéticos para a produção de insulina. A reportagem não faz menção à substância, que não tem registro na Anvisa.

Na montagem, o conteúdo original de 2 minutos e 18 segundos é cortado a partir de 17 segundos. A explicação sobre o transplante é excluída e é destacado o trecho, a partir de dois minutos, em que o repórter Ticiano Kessler diz que pacientes estrangeiros que se submeteram ao tratamento ficaram sem injeções de insulina entre três e cinco anos. Após esse trecho, cenas que não apareceram na reportagem verdadeira são inseridas para citar substâncias "naturais".

Confira o vídeo original:

As publicações desinformativas direcionam para uma simulação do G1. No cabeçalho da falsa reportagem, aparece que o conteúdo foi publicado em 18 de junho deste ano e atualizado no dia seguinte. Entretanto, o site do Grupo Globo não publicou nenhum conteúdo sobre diabetes na mesma data. Não foi encontrada qualquer citação ao Evo Control no site.

Outro indício de falsidade é o layout da página — o cabeçalho Bem Estar é escrito em letras maiúsculas no site oficial do G1 e em minúsculas na peça desinformativa, com fonte diferente.

Comparação entre página falsa (superior) e original do G1 (abaixo)
Comparação entre página falsa (superior) e original do G1 (abaixo)
Foto: Aos Fatos

Simulação. Página falsa do G1 usa fontes diferentes do site verdadeiro

Em julho de 2017, o site Bem Estar publicou uma reportagem sobre a Anvisa ter aprovado o registro de um medicamento para diabetes tipo 2 chamado soliqua. O Aos Fatos não encontrou, no G1 ou em outros veículos de comunicação, notícia que cite o Evo Control.

Referências:

1. Band (Fontes 1 e 2)

2. Anvisa

3. G1 (Fontes 1, 2, 3 e 4)

Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Aos Fatos
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade