Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Retiro dos Artistas: Quais os famosos que mais ajudam o local financeiramente?

23 out 2024 - 13h55
Compartilhar
Exibir comentários
Presidente do Retiro dos Artistas relata dificuldades
Presidente do Retiro dos Artistas relata dificuldades
Foto: Reprodução / Perfil Brasil

Contas, campanhas e ações sociais para levar dignidade aos profissionais que tanto contribuíram com a cultura e o setor audiovisual no Brasil. Esta é a realidade e bandeira de luta do ator Stepan Nercessian, que é também presidente do Retiro dos Artistas. Em entrevista ao site O Globo, ele conta que já teve que recorrer a agiota para manter as finanças em dia e relata as  dificuldades para administrar o local.

"A conta de luz gira em torno de R$ 30 mil. O gasto mensal com água é de cerca de R$ 20 mil. Temos requisitos do Ministério Público, que exige psicólogo, assistente social... Tudo isso onera a folha de pagamentos, e sempre há um déficit. Não estamos no pior momento, mas é sempre delicado, já que a doação depende de quem doa e pode ser suspensa a qualquer momento", relata.

Quem ajuda o Retiro dos Artistas?

Ele destaca alguns nomes que sempre apoiaram a instituição. No entanto, afirma que já teve mágoa de quem se recusava a visitar um local que tem tanto a dizer sobre a realidade dos veteranos no Brasil:  "Esse estigma está sendo quebrado. Muitos colegas tinham medo de visitar o retiro achando que seria um asilo, um lugar deprimente. Mas perceberam que, pelo contrário, as pessoas ali vivem um momento especial da vida. A corrente de apoio está crescendo, e muita gente está nos ajudando".

O ator celebra o interesse do público e dos colegas pelo local, que fica em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

"Marieta Severo, Gloria Pires, Ana Beatriz Nogueira... Ney Latorraca sempre diz que deixará seu apartamento de herança para o Retiro. Fernanda Montenegro é uma parceira constante. Boni merece ser destacado como um grande parceiro".

Por fim, Stepan lembra que a contribuição pode vir de várias formas, além de dinheiro: visitas e conversas com os residentes são importantes para quem vive lá.

"Quando você cuida de uma instituição dessas, a pior coisa é o sentimento de solidão. Não estou reclamando, mas ansiamos por mais pessoas interessadas".

Leia também: O que é o Retiro dos Artistas? Confira três curiosidades e veja fotos

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade