Script = https://s1.trrsf.com/update-1734029710/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Retiro dos Artistas recebe músico diagnosticado com síndrome: 'começando uma nova vida'

16 dez 2024 - 12h16
Compartilhar
Exibir comentários

Pedro Paulo Castro Neves, um reconhecido músico e professor brasileiro, possui uma longa e distinta carreira na música que abrange várias décadas e continentes. Com uma vivência de mais de 30 anos em Paris, sua vida profissional foi dedicada, entre outras coisas, ao ensino da música e do idioma francês. Entretanto, o artista precisou voltar ao Brasil - e ir ao Retiro dos Artistas - após descobrir uma síndrome no cerebelo.

Músico fala sobre mudança para o Retiro dos artistas
Músico fala sobre mudança para o Retiro dos artistas
Foto: Reprodução/Arquivo pessoal / Perfil Brasil

Em entrevista ao jornalista Arthur Pazin da Revista CARAS, o artista contou mais detalhes sobre a condição.  "Acontece que eu tive um problema de saúde e que ninguém descobriu até hoje. É uma síndrome do cerebelo, um órgão que controla o movimento do corpo. Eu passei muito mal, há 10 anos eu estou com isso".

Quando voltou ao Brasil, chegou a morar com a sua irmã, mas prefere viver sozinho. Por isso, decidiu recorrer ao Retiro. "Quebrei muita coisa dentro de casa, cai na rua, não sei quantas vezes. Enfim, voltei [ao Brasil], fiquei com ela um tempo, mas acontece que a vida inteira morei sozinho, mas acontece que como ainda não estou seguro, então, realmente, a solução seria ir [morar no Retiro dos Artistas]. Estou decorando a casa, as coisas estão chegando".

Adaptação ao Retiro dos Artistas

O Retiro dos Artistas é um lar criado especialmente para acolher artistas que, em algum momento, necessitam de um local seguro e acolhedor. Pedro Paulo, ao se mudar para lá, encontrou um novo começo, decorando seu espaço e adaptando-se a esta nova fase de vida.

A música, para Pedro, permanece como um pilar central de sua existência. Mesmo diante dos desafios impostos pela síndrome no cerebelo, a música não perdeu seu lugar na vida do artista. Ele continua sua missão de ensinar e compartilhar cultura por meio de aulas online, fortalecendo seu compromisso com a educação e a preservação do legado musical de sua família.

"Eu fiz muita coisa, dei aula, concertos. A minha área toda é essa, eu comecei no popular, por conta da minha família, minha mãe já era cantora de ópera, mas também era popular. Eu gosto muito de dar aula, gosto muito de passar a cultura!", reflete.

Para ajudar o Retiro dos Artistas, você pode contribuir por meio de doação bancária com depósito via banco Itaú (Agência 6138/Conta Corrente 99442-8) ou através do PIX (CNPJ: 49.595.936.0001-00).

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade