Porto Alegre sediou, dos dias 24 a 27 de novembro, a primeira edição do Fórum Mundial de Educação (FME), que reuniu milhares de educadores e pesquisadores na capital do Rio Grande do Sul. Durante o evento foram realizados debates e conferências, além da elaboração da "Carta do Fórum", contendo propostas de alternativas para a educação no mundo globalizado. O documento será tratado durante o Fórum Social Mundial 2002.
Eventos paralelos fizeram parte da programação do Fórum. O Comitê de Organização do encontro promoveu, no terceiro dia de reuniões, a Caminhada da Educação contra o Neoliberalismo e Pela Paz. Participaram da manifestação importantes lideranças políticas nacionais, como Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente nacional da CUT, João Felício, o governador do Rio Grande do Sul, Olívio Dutra e o prefeito de Porto Alegre, Tarso Genro, além de nomes internacionais, como o ministro da Educação da França, Jean-Luc Melechon.
Os debates acabaram resultando em uma parceria entre o governo do Estado e o da França, através de um protocolo, no qual ficaram especificadas áreas da educação nas quais os parceiros pretendem investir. A segunda edição do Fórum Mundial da Educação ficou confirmada para 2002, devendo, depois disso, passar a se realizar de dois em dois anos. Volta
|