Notícias  › Retrospectiva 2001  › Brasil
 
Capa
Brasil
Artes
Cinema
Música
Exclusivo!
Economia
Esportes
Informática
Mundo
Popular


Brasil
Cenas de ação e história de ficção marcam seqüestros da filha e do próprio Silvio Santos
Quando a notícia aconteceu, ninguém acreditou que "um raio pudesse atingir duas vezes o mesmo local". Mas acertou em cheio. Primeiro foi o seqüestro, na manhã do dia 21 de agosto, da filha do empresário Silvio Santos, Patrícia Abravanel, 24 anos. Uma semana depois foi o seqüestro do próprio apresentador do SBT.

Patrícia ficou uma semana em um cativeiro no mesmo bairro onde mora. Ela foi seqüestrada na saída de casa, quando ia para a faculdade. Após negociações com os temidos seqüestradores, Patrícia foi libertada, chegando em casa na madrugada do dia 28 de agosto. Na tarde deste mesmo dia ela concedeu uma entrevista, na sacada da residência, que espantou quase todos, pintando os seqüestradores como pessoas boas e atenciosas e citando Deus em todas as frases. Mas a imagem de bons moços não durou muito tempo. Um dia depois, o mandante do seqüestro de Patrícia foi o pivô de uma cena de perseguição pelas ruas de Barueri, na grande São Paulo. No rastro, dois policiais mortos, um ferido e uma fuga espetacular pelas paredes do L’Étoile Residencial Service, em Alphaville.

Se isso já era suficiente para acreditar na audácia do seqüestador, na manhã do dia seguinte, uma quinta-feira, Fernando Dutra Pinto volta ao local do primeiro crime e invade a casa do apresentador, mantendo, dessa vez, Silvio Santos como refém. Ferido com um tiro que levou na perseguição da noite anterior, o seqüestrador recebeu ajuda médica na casa do empresário e contou com um negociador de peso: o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, abandonou os compromissos de agenda para ir pessoalmente à residência de Silvio Santos e garantir a integridade de Pinto na rendição.

As investigação iniciam e cinco pessoas de um grupo de seis seqüestradores, são presas. O episódio também contou com a busca da chamada Jenifer, namorada de Fernando, que foi localizada no dia 3 de setembro em Bom Jesus da Lapa, na Bahia. Até então não se tinha certeza nem se ela realmente existia. E Jenifer era Luciana dos Santos Souza, 24, que disse que o dinheiro obtido no seqüestro seria usado para a compra de cestas básicas para os pobres.

Leia mais:
» Saiba tudo sobre o caso Silvio Santos

Volta

 
O que você achou de 2001 e o que espera de 2002? Opine!

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade