GameCube, PlayStation 2 ou Xbox? Os jogadores brasileiros ainda acompanham à distância a guerra da nova geração de videogames, declarada pela Nintendo e, principalmente, pela Microsoft em setembro. Os três consoles rivais chegarão ao país somente em 2002 - isso se não sofrerem os tradicionais adiamentos, como ocorreu com o Gamecube, prometido para outubro ou novembro de 2001.
O sucessor do Nintendo 64 foi lançado nos Estados Unidos no dia 18 de setembro. Aparentemente, é o mais modesto dos três. Mas também é o mais barato: US$ 200. Talvez por isso, tenha vendido mais de 1,1 milhão de unidades até meados de dezembro. Quatro dias antes, já havia sido lançado o Xbox, nova aposta da Microsoft no segmento de entretenimento eletrônico. A configuração do brinquedo de Bill Gates é de impor respeito: Pentium III de 733 Mhz, 64 Mb de RAM e uma placa de vídeo Nvidia capaz de rodar 125 milhões de polígonos por segundo. Mas os especialistas não dizem o mesmo em relação aos seus jogos.
Microsoft e Nintendo terão que trabalhar muito, mas muito mesmo, para alcançar a tranquila liderança da Sony. Mesmo lançado em março de 2000, ou seja, um ano e meio antes do Gamecube e do XBox, o PlayStation 2 não deve nada em relação aos seus concorrentes. Por isso, ele é o mais esperado pelos jogadores brasileiros, como comprova a enquete desta Retrospectiva 2001.
Leia mais:
» Outerspace: a guerra pela nova geração de consoles
» IDG Now!: o ano em que o mercado parou
|