O ano foi cheio de novidades para os fãs das maças e das janelas. Depois de recauchutar seu sistema operacional durante anos, a Apple recomeçou do zero e desenvolveu o MacOS X, baseado em Unix e com um visual "revolucionário" batizado de Aqua. No dia 24 de março, quando Steve Jobs lançou o programa, os usuários fizeram filas duranta a madrugada para comprá-lo.
O lançamento do MacOS X, claro, foi ofuscado pelo novo filhote da família de sistemas operacionais da Microsoft. O Windows XP chegou em setembro, com direito à festa em uma Nova York ainda abalada pelos atentados do dia 11. "A cidade nunca mais será a mesma e queremos que este evento ajude o mundo a lembrar que Nova York representa força e determinação", justificou Bill Gates (foto).
O Windows XP trouxe um visual incrementado - para os macmaníanos, mais uma cópia descarada do MacOS - e a promessa de reunir a estabilidade e a segurança da linha corporativa (NT/2000) com a amigabilidade e os componentes de entretenimento das versões 98 e Me. Cumpriu o prometido, apesar de a Microsoft soltar, quase que simultaneamente, vários pacotes com correções.
A Microsoft demonstrou, pelo menos aparentemente, que não teme a Justiça americana. O Windows XP veio carregado de armas para dominar diversos segmentos da Internet: Windows Media Player, Windows Messenger e, sobretudo, o Passport, um sistema de autenticação de usuários para comércio eletrônico e serviços online). Apesar disso, a companhia de Bill Gates colecionou mais vitórias do que derrotas nos tribunais em 2001, e a ameaça de divisão não passou de fogo de palha.
E para os fãs do pinguim, nada? Dez vezes tudo: apesar das empresas que apostaram no Linux também penarem com a crise do mercado de tecnologia, os usuários celebraram os 10 anos desde quando Linus Torsvalds tornou disponível, em agosto de 1991, a versão final do primeiro kernel (núcleo) do sistema operacional. E os fãs brasileiros tiveram mais um motivo para comemorar: o programador Marcelo Tosatti (foto), da Conectiva, foi escolhido pelo próprio Torsvalds para ser o principal desenvolvedor do núcleo do Linux.
Leia mais:
» Saiba absolutamente tudo sobre o Windows XP
» Confira o bate-papo com o programador Marcelo Tosatti, da Conectiva
» IDG Now!: o ano em que o mercado parou
|