Ricardo Castilho, referência do jornalismo gastronômico, morre aos 59 anos
"Com enorme tristeza, incredulidade e saudades imensas, comunicamos que nosso sócio, amigo, pai e marido de nossa sócia Claudia, Ricardo Castilho, nos deixou esta manhã", diz o post da Prazeres da Mesa, revista fundada por Ricardo
Faleceu na manhã desta terça-feira (18/6), aos 59 anos, o destacado jornalista gastronômico Ricardo Castilho. A notícia foi divulgada pelo perfil oficial do Instagram da revista Prazeres da Mesa, um dos principais veículos de gastronomia do Brasil, fundado por Castilho há duas décadas. Até o momento, a causa da morte não foi confirmada.
"Com enorme tristeza, incredulidade e saudades imensas, comunicamos que nosso sócio, amigo, pai e marido de nossa sócia Claudia, Ricardo Castilho, nos deixou esta manhã", diz um trecho da publicação feita no Instagram. As informações sobre o velório ainda não foram divulgadas.
Ver essa foto no Instagram
Quem foi Ricardo Castilho?
Ricardo Castilho iniciou sua carreira no jornalismo em 1985 como assessor do Fundo Social de Solidariedade. Em sua trajetória, atuou como repórter, editor e editor especial na revista Playboy, da Editora Abril, e também foi diretor de redação da revista Gula.
Em 2003, Ricardo fundou a revista Prazeres da Mesa, que atualmente se transformou em uma importante plataforma de comunicação focada em gastronomia, vinhos e outras bebidas. A iniciativa era conduzida por ele, sua esposa Claudia Esquilante, e os sócios Mariella Lazaretti e Georges Schnyder.
Morte do jornalista repercute
A notícia de seu falecimento gerou uma onda de comoção nas redes sociais, com familiares, amigos e renomados chefs de cozinha lamentando a perda. Helena Rizzo, jurada do MasterChef, expressou suas condolências: "Que tristeza. Meus sentimentos à família e à equipe da Prazeres da Mesa."
A chef e restauratrice Danielle Dahoui também prestou sua homenagem: "Que tristeza, Claudia Esquilante, Carol, Juninho e JP. Muita força e amor para vocês."
Luciana Barbo, jornalista e amiga de Ricardo, destacou ao Metrópoles a relação do jornalista com Brasília e sua contribuição significativa para o cenário gastronômico da cidade. "Agradeço por ele ter trazido o Mesa ao Vivo para Brasília, um evento de suma importância para o mercado da gastronomia, que valorizou os nomes de nossa cidade e os fez conhecidos em outros lugares".